Siga-nos nas redes

Famalicão

Transdev diz que adesão à greve foi de 9,91%. Sindicato diz 85% e que a empresa “não tem vergonha”

Publicado

em

A Transdev e o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) divergiram quanto aos números da adesão à greve de 24 horas que decorre hoje, convocada por aquela estrutura sindical.

“No total nacional, a adesão à greve ronda os 9,91%”, pode ler-se num comunicado hoje enviado pela Transdev, que refere que o impacto nas operações e repercussão para os passageiros “está circunscrito a duas áreas operacionais”.

Questionado pela Lusa, o coordenador do STRUN, José Manuel Silva, disse que “a Transdev não tem vergonha no que diz”, apontando para uma adesão a rondar os 85%.

Hoje, “houve mais gente parada em Barcelos, na Póvoa de Varzim e no Porto, e o resto manteve-se” em relação às anteriores greves de janeiro e fevereiro, disse José Manuel Silva à Lusa, falando também “numa boa adesão em Aveiro” e em Águeda.

O coordenador do STRUN disse ainda que o sindicato foi recebido pela administração da Transdev nas instalações da Senhora da Hora, em Matosinhos (distrito do Porto), onde os trabalhadores da empresa se manifestaram esta manhã.

Segundo o sindicalista, a administração irá comunicar com o sindicato nos próximos dias “para agendar uma reunião antes da próxima greve”, que está marcada para o dia 17 de abril.

Por seu lado, a Transdev apelou ao diálogo no comunicado de hoje, “sublinhando a disponibilidade para negociar com todos os seus trabalhadores e representantes, sem deixar nenhuma estrutura sindical fora deste processo”.

O grupo recordou que em julho de 2022 assinou um acordo de contratação coletiva com a FECTRANS (Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações), STTAMP (Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal) e SNMOT (Sindicato Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores), que, segundo a empresa, “aumentou a remuneração dos motoristas em mais de 8% para o ano 2022”.

O acordo “marcou uma evolução muito positiva na organização dos tempos de trabalho” e “concedeu novos benefícios sociais acrescidos”, como seguro de saúde, e entretanto, para o ano de 2023, a Transdev já avançou para um valor de 55 euros”, aponta.

O sindicato, que vai na terceira greve este ano, pede aumentos salariais este ano “na mesma percentagem do salário mínimo nacional, ou da inflação, aquela que for mais favorável aos trabalhadores, como vão receber os trabalhadores das empresas filiadas na ANTROP”, a Associação Nacional de Transportes de Passageiros.

Para os trabalhadores, o local de trabalho deve ser “aquele para onde o trabalhador foi contratado e não pode rodar para outro, mesmo que diste a mesma distância casa-trabalho”, e os trabalhadores, “sempre que na hora de almoço ou jantar estejam deslocados do seu local de trabalho”, devem ter “direito ao almoço ou jantar em deslocado”.

Exigem ainda o “pagamento do pequeno-almoço para quem inicia o serviço antes das 06:00”, a “acumulação do subsídio de alimentação com almoço ou jantar em deslocado ou penalizado”, e não aceitam receber o “subsídio de complemento de condutor”, pretendendo manter o “subsídio de agente único com a sua redação anterior”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Semana Santa em Famalicão: Recriação da Última Ceia e Procissão “ECCE HOMO”

Integrada nas celebrações da Semana Santa, Famalicão voltou a acolher a Procissão “ECCE HOMO”, precedida pela recriação da Última Ceia,...

Desportohá 10 horas

Anselmi pede cautela contra o FC Famalicão: “Podem causar-nos dano”

O treinador do FC Porto, Martín Anselmi, destacou o dinamismo ofensivo do Famalicão, adversário da 30.ª jornada da I Liga...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão sob “aviso amarelo” esta madrugada: Chuvas fortes chegam a partir das 03:00

Famalicão espera, nesta Sexta-Feira Santa, um agravamento das condições meteorológicas, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar...

Desportohá 12 horas

FC Famalicão confiante na sua “solidez coletiva” para chegar à vitória no Estádio do Dragão

O treinador do Famalicão, Hugo Oliveira, considerou hoje que os resultados do FC Porto não espelham a qualidade da equipa,...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Freguesias do concelho recebem mais de 8 milhões de euros para requalificação de infraestruturas e novos projetos

A Câmara Municipal de Famalicão procede à transferência de mais de 8 milhões de euros às freguesias do concelho, foi...

Paíshá 14 horas

Faleceu o cantor Nuno Guerreiro. Tinha 52 anos

Nuno Guerreiro, conhecido músico português, que se apresentava a solo e como vocalista da Ala dos Namorados, entre outros projetos,...

Regiãohá 14 horas

Trofa: Homem de 56 anos gravemente ferido após queda numa obra

Um homem de 56 anos ficou gravemente ferido, na tarde desta quinta-feira, na Trofa, na sequência de um acidente de...

Paíshá 16 horas

Instituto de Socorros a Náufragos reforça vigilância nas praias para estas férias da Páscoa

 O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) começa hoje a reforçar a vigilância nas praias do continente devido às férias...

Bragahá 16 horas

Trânsito restabelecido na Ponte de Fão em Esposende a partir das 17:00 após conclusão de trabalhos

A ponte rodoviária de Fão, em Esposende, vai reabrir a partir das 17:00 após trabalhos de impermeabilização, colocação de juntas...

Paíshá 17 horas

Norte: Airbus A320 obrigado a aterragem de emergência no Porto

O incidente que levou um avião Airbus A320 a aterrar de urgência no Aeroporto Francisco Sá Carneiro teve origem num...

Arquivo

Mais Vistos