Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão compra terrenos para implementar novo terminal ferroviário de mercadorias

Foi dado mais um passo para a implementação do maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão adquiriu três parcelas de terreno que serão utilizadas para a expansão e melhoria dos acessos à Unidade de Execução da Área de Acolhimento Empresarial de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos. No total, uma área correspondente a 3904 m2 foi adquirida na freguesia de Lousado e na União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, representando um investimento na ordem dos 122 mil euros.

Com estas aquisições, a câmara municipal cumpre o compromisso assumido no contrato de urbanização assinado com a Medway e outras entidades promotoras em janeiro do ano passado para a Unidade de Execução da Área de Acolhimento Empresarial de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos, onde o empreendimento será implantado.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Neste acordo, ficou acordado que, para além da criação de uma unidade de execução que tem como objetivo dotar toda a zona envolvente ao terminal de condições infraestruturais ajustadas, o Município também ficaria encarregue de criar um nova via para permitir o acesso da zona industrial de Lousado ao Terminal Ferroviário, tendo ligação à freguesia de Cabeçudos e à rede viária nacional e estruturada com dimensão para o tráfego de pesados.

Recorde-se que o Terminal Ferroviário de Mercadorias da Península Ibérica, como é chamado, terá quatro linhas férreas de 750 metros, o terminal, que ficará implantado no sul do concelho, terá uma área de 220 mil metros quadrados e capacidade para 11 mil TEU (cada TEU equivale a cerca de 6,1 metros, o comprimento de um contentor-padrão de mercadorias).

A construção do terminal ferroviário de mercadorias é da responsabilidade da Medway, empresa líder no transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, e vai resultar num investimento estimado em 63 milhões de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version