Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Desinformação com “tiros” a comitiva do Chega com mais impacto do que correção

Publicado

em

O caso de desinformação dos alegados tiros à comitiva do Chega a Famalicão, na quarta-feira, teve “mais alcance e impacto” nas redes socais do que a sua correção, quatro horas depois, segundo o MediaLab do ISCTE.

Esta conclusão resulta de uma análise do MediaLab do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), no âmbito de um projeto em parceria com a agência Lusa, para aferir a desinformação e os conteúdos a circular nas redes e sociais e meio ‘on-line’ no período pré-eleitoral.

Uma publicação de André Ventura, presidente do Chega, no Twitter/X, “teve mais de um milhão de visualizações antes da correção”, concluiu a MediaLab, depois de analisar o episódio dos alegados tiros à chegada da caravana do Chega a Famalicão, distrito de Braga, na quarta-feira, dia 21 de fevereiro.

“A informação enganosa – em grande parte propagada por páginas e contas afetas ao partido Chega – teve mais alcance e mais impacto (medido em interações) do que a sua correção quatro horas depois”, lê-se no relatório.

Passadas cerca de quatro horas sobre o acontecimento, acrescenta, “um comunicado da PSP esclareceu que os alegados disparos eram afinal rateres de uma moto”.

“No entanto, quatro horas foram suficientes para que a narrativa original e enganosa circulasse pelo Facebook e pelo Twitter/X com muito mais alcance que a sua posterior correção”, acrescenta-se no texto.

O grupo coordenado pelos investigadores Gustavo Cardoso e José Moreno, do ISCTE, considera que este episódio, comentado pelo presidente do Chega, André Ventura, que pediu uma investigação à PSP, “ilustra o diferencial de impacto entre o conteúdo desinformativo e a sua posterior correção”, concluem ainda.

O relatório faz uma descrição pormenorizada sobre o que se passou nas redes sociais – Twitter/X e Facebook – entre a publicação do primeiro ‘post’, às 18:29 de 21 de fevereiro, no X, e as 00:15 de 22 de fevereiro, no Facebook, com o desmentido da PSP, que negou tratar-se de tiros, mas sim de rateres de motos.

Segundo a análise do MediaLab, a primeira publicação de um membro do Chega dá-se uma hora depois, às 19:38 e foi Rui Paulo Sousa, vice-presidente da bancada parlamentar, que expõe um vídeo no X e que de seguida faz a mesma publicação no Facebook.

O primeiro órgão de comunicação social a publicar uma notícia do acontecimento, no Facebook, foi o Correio da Manhã, às 22:10. E depois do desmentido, já nas primeiras horas de dia 22 de fevereiro, as publicações nas redes tendem a focar-se nessa informação. Rui Paulo Sousa retirou a publicação depois do desmentido das autoridades.

Entre as conclusões relevantes, refira-se que no Facebook “o número de publicações realizadas antes da correção de informação corresponde a cerca de 36% do total” e que a publicação do Chega foi “a maior impulsionadora de interações com o conteúdo desinformativo” neste caso (soma de todas as reações, comentários e partilhas).

Já no X, a publicação de André Ventura é a maior impulsionadora de interações (soma de todos os “gostos”, comentários e partilhas) com este episódio.

Um dos objetivos deste projeto do MediaLab do ISCTE com a Lusa é identificar os conteúdos desinformativos atribuídos aos partidos ou candidatos pelos ‘fact-checkers’ nacionais credenciados pela International Fact-Checking Network (IFCN), Polígrafo, Observador Fact Check e Público – Prova dos Factos, e avaliar o impacto nas redes sociais, medido em interações e visualizações.

Os autores deste projeto alertam que não existe uma relação direta entre o número de interações (ou ‘gostos’) com as intenções de voto de um determinado partido ou candidato.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 21 minutos

Famalicão e Santa Clara medem forças na Taça de Portugal este domingo

O Famalicão e o Santa Clara enfrentam-se este domingo, às 16:00, no Estádio Municipal de Famalicão, em jogo a contar...

Famalicãohá 2 horas

Tempestade Bert: IPMA emite alertas para chuva intensa e vento forte nos próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu diversos avisos devido à previsão de condições meteorológicas severas associadas...

Famalicãohá 6 horas

4×4 São Pedro de Bairro, adrenalina e confraternização este sábado

A Comissão de Festas de São Pedro de Bairro organiza, no próximo sábado, dia 23 de novembro, o evento “4×4...

Famalicãohá 6 horas

GNR regista 557 detenções e mais de 6 mil infrações em operações de segurança

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou este sábado que realizou, entre 15 e 21 de novembro, uma série de operações...

Famalicãohá 7 horas

Resinorte abre as portas dos seus ecocentros à comunidade

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Resinorte abre as portas dos seus ecocentros e incentiva à...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão dá hoje início ao Natal com espetáculo multimédia e atrações para todas as idades

Este sábado, dia 23 de novembro, Vila Nova de Famalicão dá as boas-vindas ao Natal com um espetáculo multimédia, a...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 22 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 23 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 23 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Arquivo

Mais Vistos