Famalicão
Famalicão hasteia bandeira ucraniana assinalando um ano de guerra no país
A bandeira da Ucrânia está hasteada, esta sexta-feira, nos Paços do Concelho de Famalicão, assinalando um ano desde o início da guerra naquele país.
No dia 24 de fevereiro de 2022, o mundo acordou com a notícia da invasão militar russa no leste da Ucrânia. Desde então, o município famalicense já acolheu perto de duas centenas de cidadãos ucranianos. São maioritariamente mulheres com um ou dois filhos e representam já uma das maiores comunidades estrangeiras no concelho.
Dos 197 cidadãos ucranianos que chegaram a Famalicão, 29 decidiram regressar à Ucrânia e à Polónia, 35 deslocaram-se para outros municípios e países e 133 decidiram permanecer no concelho famalicense.
A inserção profissional continua a ser uma prioridade – 32 cidadãos ucranianos já retomaram a atividade laboral – assim como as respostas ao nível do ensino para os mais novos – 28 crianças já regressaram às aulas e 17 foram inseridas em creches e instituições pré-primárias do concelho.
A aprendizagem e o reforço da língua portuguesa é também outra das preocupações ao nível do acolhimento e integração desta comunidade. A este nível a autarquia, através do Centro Qualifica de Famalicão, e a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, têm já proporcionado aulas de Português Língua de Acolhimento.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem disponível uma linha direta de apoio à comunidade ucraniana residente no concelho e aos ucranianos que cheguem a Famalicão por força do conflito militar, criando condições para lhes fazer chegar as medidas de apoio lançadas pelo município ao nível da solidariedade, acolhimento e integração.
Logo após o inicio do conflito militar, recorde-se que a autarquia anunciou a ativação com carácter de urgência de um vasto conjunto de respostas solidárias devidamente concertadas com as entidades representativas da Ucrânia, com a comunidade ucraniana residente em Famalicão e com o tecido institucional e cívico do território para uma resposta sólida e eficaz às reais necessidades desta comunidade.
A Câmara Municipal aprovou a alteração ao seu Código Regulamentar sobre Concessão de Apoios para dar uma resposta social imediata aos cidadãos ucranianos que cheguem ao concelho por força da ofensiva russa no país.
Toda esta ação está a ser coordenada e dinamizada pelo pelouro da Interculturalidade e Integração. A linha de apoio direta tem os números de telefone 932 018 305, 911 758 036 e 911 733 495 e o email [email protected].
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicão6 dias ago
Famalicão: Lions Clube e entidades locais assinalam Dia Mundial da Diabetes
-
Economia4 dias ago
Preços dos alimentos atingiu “pico” dos últimos 18 meses em outubro
-
País2 dias ago
Jovem de 22 anos perde a vida após despiste na A27 em Viana
-
País1 semana ago
Cerca de 12 mil crianças continuam a aguardar por uma vaga no ensino pré-escolar