Site icon Fama Rádio e Televisão

Proteção Civil alerta. Agravamento das condições partir das 11h00

Especialmente a norte do país, já se registam quedas de árvores e de estruturas. Mas é esperado um agravamento das condições meteorológicas a partir das 11h00.

Por causa da chuva e ventos fortes, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de cheias rápidas, o risco de queda de arvores e piso escorregadio.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera pôs sob aviso laranja 13 dos 18 distritos de Portugal Continental, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo.

Os avisos laranja devem-se sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.

Já a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem neste momento sob alerta amarelo todos os 18 distritos de Portugal continental.

O IPMA prevê para hoje chuva, vento e agitação marítima forte: chuva, por vezes forte, no litoral Norte e Centro, estendendo-se ao restante litoral oeste a partir do final da manhã, e gradualmente às restantes regiões; vento moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante sul, por vezes com rajadas até 90 km/h, podendo atingir os 100 km/h no litoral Norte, e forte (40 a 55 km/h) nas terras altas, com rajadas até 110 km/h.

Para domingo está prevista uma melhoria gradual do estado do tempo. “O período da noite e manhã ainda poderá ter precipitação, por vezes forte, na parte Leste do território, também junto à fronteira e no Sotavento Algarvio, mas de resto será um dia com um regime de aguaceiros que irão gradualmente diminuindo de intensidade e frequência, embora pontualmente possa ocorrer queda de granizo ou trovoada isolada”, esclarece o IPMA.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version