Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicense Nuno Melo apresenta hoje candidatura à liderança do CDS-PP

Publicado

em

O eurodeputado Nuno Melo apresenta hoje a sua candidatura à liderança do CDS-PP, afirmando que, apesar de atravessar “o pior momento”, o partido, que é “uma parcela” da sua identidade, “faz falta a Portugal”.

A apresentação desta candidatura, que já era esperada mas ainda não estava definitivamente confirmada, vai acontecer na sede centrista, em Lisboa, ao final da tarde.

Quando anunciou a apresentação da candidatura, o dirigente escreveu nas redes sociais que “o CDS atravessa o pior momento dos seus mais de 47 anos de história” mas, “pelo legado, pelo que representa, pelo que agora ficou ausente da Assembleia da República mas faz tanta falta a Portugal, capitular não é sequer opção”.

“O CDS é uma parcela da minha identidade. Dediquei-lhe grande parte da minha vida. Consegui vitórias e um ou outro desaire, porque em democracia os resultados nunca são definitivos. Mas para o que importa, jamais desisti”, salientou.

Se for eleito o próximo líder centrista, Nuno Melo espera “um caminho longo e carregado de obstáculos”, mas acredita que terá ao seu lado “milhares de militantes e simpatizantes que nunca saíram, e muitos outros que tendo tipo diferentes decisões eleitorais por circunstâncias de conjuntura, querem voltar”.

“Em conjunto, acredito, devolveremos o CDS ao parlamento e ao lugar que justifica na nossa democracia. Encontraremos motivação, precisamente nas razões opostas àquelas que levaram outros ao pessimismo inevitável e a deitar a toalha ao chão. Não desistimos e escreveremos novas páginas com crença, alegria e determinação”, escreveu ainda.

Na passada sexta-feira, dia 11, o eurodeputado disse aos jornalistas e perante o Conselho Nacional do CDS-PP que seria candidato à liderança “a menos que algo de extraordinário aconteça”.

Dois dias após as eleições legislativas em que o CDS-PP perdeu a sua representação parlamentar, Melo já tinha admitido a possibilidade de ser candidato à liderança, se conseguisse garantir “condições institucionais”, numa mensagem em que garantia que no que depender de si, “o CDS não acaba aqui”.

O Congresso do CDS-PP vai acontecer nos dias 02 e 03 de abril, em local ainda a definir.

De acordo com fontes do partido ouvidas pela Lusa, o Conselho Nacional alterou o prazo limite para a entrega de moções globais, que têm de ser apresentadas até 15 de março (e não a 21, como propunha a direção) e subscritas por 300 militantes (em vez de 150).

A eleição dos delegados concelhios e regionais decorre no dia 12 de março de 2022, entre as 16:00 e as 20:00, por escrutínio secreto e em listas plurinominais nas respetivas Assembleias Concelhias, Conselhos ou Comissões Diretivas Regionais, devendo as candidaturas ser apresentadas até dez dias antes do ato eleitoral.

O 29.º Congresso do CDS-PP vai eleger o sucessor de Francisco Rodrigues dos Santos, que se demitiu da presidência do partido e não irá recandidatar-se na sequência dos resultados eleitorais nas legislativas de 30 de janeiro.

O CDS-PP obteve 1,6% dos votos e pela primeira vez desde o 25 de Abril de 1974 ficou sem representação parlamentar, depois de na última legislatura ter uma bancada de cinco deputados.

O 29.º congresso do CDS-PP já esteve marcado para 27 e 28 de novembro e seria em Lamego, com uma disputa entre o atual presidente e o eurodeputado Nuno Melo.

No entanto, com o chumbo do Orçamento do Estado e marcação de eleições legislativas antecipadas, a direção propôs (e o Conselho Nacional aprovou) o seu cancelamento e o adiamento para depois das eleições legislativas, contra a vontade de Nuno Melo e dos seus apoiantes, que acusaram a direção de falta de democracia interna e uma “tentativa de golpe de estado institucional”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 11 minutos

Ourivesaria em Esposende assaltada à mão armada enquanto clientes ainda se encontravam na loja

Uma ourivesaria localizada no centro de Esposende, nas imediações da Câmara Municipal, foi alvo de um assalto à mão armada...

Paíshá 28 minutos

Proteção Civil registou 71 ocorrências nas últimas horas devido ao mau tempo

 Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 71 ocorrências devido...

Regiãohá 13 horas

Santo Tirso: Construção de novo acesso rodoviário vai servir 3 freguesias e reduzir sinistralidade no local

A Câmara Municipal de Santo Tirso deu início à primeira fase da construção da nova ligação entre Vila Nova do...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Colisão envolvendo motociclo faz um ferido na EN206 em Gondifelos

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre um motociclo e...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuva, trovoada e granizo nas previsões para as próximas horas

O concelho de Famalicão irá manter-se sob Aviso Amarelo, esta quarta-feira, devido às previsões de mau tempo, do Instituto Português...

Famalicãohá 17 horas

Radar da PSP volta a Famalicão esta quarta-feira a partir das 08:30

O dispositivo de controlo de velocidade da Polícia de Segurança Pública regressa a Famalicão esta quarta-feira. De acordo com informações...

Desportohá 17 horas

FC Famalicão: Defesa Pedro Bondo de 20 anos oficializado como reforço para as próximas 4 temporadas

Já se encontra oficializada a chegada de Pedro Bondo ao FC Famalicão, depois de diversas informações que apontavam para esta...

Paíshá 17 horas

Crianças de 4 e 7 anos entre as vítimas mortais de alegado caso de inalação de monóxido de carbono

Um casal e os dois filhos menores morreram na casa onde residiam, em Vilar Formoso, no concelho de Almeida, alegadamente...

Desportohá 18 horas

FC Famalicão negoceia lateral esquerdo de 20 anos que já passou pelo Sporting B

Neste mercado de transferências de inverno, o FC Famalicão demonstra interesse por mais um reforço, desta vez para a defesa....

Paíshá 18 horas

ASAE fiscalizou estabelecimentos de “fast food”: Um encerramento e 21 processos instaurados

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 21 processos de contraordenação e suspendeu a atividade de um estabelecimento...

Arquivo

Mais Vistos