Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicense Nuno Melo apresenta hoje candidatura à liderança do CDS-PP

Publicado

em

O eurodeputado Nuno Melo apresenta hoje a sua candidatura à liderança do CDS-PP, afirmando que, apesar de atravessar “o pior momento”, o partido, que é “uma parcela” da sua identidade, “faz falta a Portugal”.

A apresentação desta candidatura, que já era esperada mas ainda não estava definitivamente confirmada, vai acontecer na sede centrista, em Lisboa, ao final da tarde.

Quando anunciou a apresentação da candidatura, o dirigente escreveu nas redes sociais que “o CDS atravessa o pior momento dos seus mais de 47 anos de história” mas, “pelo legado, pelo que representa, pelo que agora ficou ausente da Assembleia da República mas faz tanta falta a Portugal, capitular não é sequer opção”.

“O CDS é uma parcela da minha identidade. Dediquei-lhe grande parte da minha vida. Consegui vitórias e um ou outro desaire, porque em democracia os resultados nunca são definitivos. Mas para o que importa, jamais desisti”, salientou.

Se for eleito o próximo líder centrista, Nuno Melo espera “um caminho longo e carregado de obstáculos”, mas acredita que terá ao seu lado “milhares de militantes e simpatizantes que nunca saíram, e muitos outros que tendo tipo diferentes decisões eleitorais por circunstâncias de conjuntura, querem voltar”.

“Em conjunto, acredito, devolveremos o CDS ao parlamento e ao lugar que justifica na nossa democracia. Encontraremos motivação, precisamente nas razões opostas àquelas que levaram outros ao pessimismo inevitável e a deitar a toalha ao chão. Não desistimos e escreveremos novas páginas com crença, alegria e determinação”, escreveu ainda.

Na passada sexta-feira, dia 11, o eurodeputado disse aos jornalistas e perante o Conselho Nacional do CDS-PP que seria candidato à liderança “a menos que algo de extraordinário aconteça”.

Dois dias após as eleições legislativas em que o CDS-PP perdeu a sua representação parlamentar, Melo já tinha admitido a possibilidade de ser candidato à liderança, se conseguisse garantir “condições institucionais”, numa mensagem em que garantia que no que depender de si, “o CDS não acaba aqui”.

O Congresso do CDS-PP vai acontecer nos dias 02 e 03 de abril, em local ainda a definir.

De acordo com fontes do partido ouvidas pela Lusa, o Conselho Nacional alterou o prazo limite para a entrega de moções globais, que têm de ser apresentadas até 15 de março (e não a 21, como propunha a direção) e subscritas por 300 militantes (em vez de 150).

A eleição dos delegados concelhios e regionais decorre no dia 12 de março de 2022, entre as 16:00 e as 20:00, por escrutínio secreto e em listas plurinominais nas respetivas Assembleias Concelhias, Conselhos ou Comissões Diretivas Regionais, devendo as candidaturas ser apresentadas até dez dias antes do ato eleitoral.

O 29.º Congresso do CDS-PP vai eleger o sucessor de Francisco Rodrigues dos Santos, que se demitiu da presidência do partido e não irá recandidatar-se na sequência dos resultados eleitorais nas legislativas de 30 de janeiro.

O CDS-PP obteve 1,6% dos votos e pela primeira vez desde o 25 de Abril de 1974 ficou sem representação parlamentar, depois de na última legislatura ter uma bancada de cinco deputados.

O 29.º congresso do CDS-PP já esteve marcado para 27 e 28 de novembro e seria em Lamego, com uma disputa entre o atual presidente e o eurodeputado Nuno Melo.

No entanto, com o chumbo do Orçamento do Estado e marcação de eleições legislativas antecipadas, a direção propôs (e o Conselho Nacional aprovou) o seu cancelamento e o adiamento para depois das eleições legislativas, contra a vontade de Nuno Melo e dos seus apoiantes, que acusaram a direção de falta de democracia interna e uma “tentativa de golpe de estado institucional”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 29 minutos

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 2 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 20 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 1 dia

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 2 dias

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 2 dias

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Arquivo

Mais Vistos