Siga-nos nas redes

Famalicão

Tribunal decide suspender retenção dos alunos que não frequentaram aulas de Cidadania

Publicado

em

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB) decidiu suspender os despachos que determinavam a retenção de dois alunos de uma escola de Famalicão que, por determinação dos pais, não frequentaram as aulas de Cidadania e Desenvolvimento.

Por decisão de 22 de janeiro, a que a Lusa hoje teve acesso, o TAFB considera que o interesse dos alunos, traduzido na progressão normal dos seus estudos, deve prevalecer sobre o cumprimento da legalidade, designadamente das regras que determinam a retenção dos alunos que não cumpram a assiduidade.

O TAFB deu, assim, provimento a uma providência cautelar interposta pelos pais, na sequência da determinação do diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, ratificada pelo secretário de Estado adjunto e da Educação.

De acordo com o Ministério da Educação, aquele despacho não emite qualquer ordem de retenção, determinando, sim, “que se criem, a título excecional, planos de recuperação, conforme previsto na lei, para que os alunos não sejam prejudicados por uma decisão que lhes é imposta pelo encarregado de educação.

De acordo com a sentença do TAFB, “não obstante o inegável interesse em manter uma linearidade e coerência das regras escolares, nomeadamente no que a regime de faltas diz respeito, concretamente na situação em análise deve prevalecer o interesse dos alunos em não serem afetados no seu percurso escolar, regredindo, no imediato, dois anos escolares, quando ainda não se tornou definitiva, no ordenamento jurídico, a decisão que os obriga a tal (anulação das transições escolares)”.

O Ministério da Educação já recorreu da sentença.

O TAFB não deu acolhimento ao argumento de objeção de consciência esgrimido pelos pais para impedirem os filhos de frequentar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

O tribunal diz que “não se consegue perceber em que é que a violação de consciência ocorre”, já que os pais “não indicam uma matéria concreta que colida com um seu princípio ou convicção”.

Os pais alegam que a educação para a Cidadania é uma competência deles e sublinham que lhes suscitam “especiais preocupação e repúdio” os módulos “Educação para a igualdade de género” e “Educação para a saúde e sexualidade”, que fazem parte da disciplina “Cidadania e Desenvolvimento”.

Dizem ainda que os restantes módulos da disciplina são uma “perda de tempo”.

Consideram que a educação no sistema público não pode seguir nem impor diretrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas.

Como tal, proibiram os filhos de frequentar aquela disciplina, defendendo que ela deveria ser facultativa, a exemplo da Educação Moral e Religiosa.

Para o TAFB, em causa está mais “uma disputa de poder ao nível da educação dos menores, do que um verdadeiro conflito entre a consciência dos requerentes [pais], as suas convicções, e os temas da disciplina”.

Por isso, o tribunal não deu provimento à pretensão dos pais de ser reconhecido aos filhos o direito provisório à não frequência daquela disciplina ou, em alternativa, à não marcação de faltas injustificadas.

Considerados “de mérito”, os alunos frequentam atualmente os 7.º e 9.º anos de escolaridade.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 1 hora

FC Famalicão: Afonso Rodrigues está de regresso após boa temporada no Paços de Ferreira

O futebolista Afonso Rodrigues está de regresso ao FC Famalicão, depois de terminado o seu empréstimo ao Paços de Ferreira,...

Entretenimentohá 2 horas

Festa rija na entrega de prémios às Marchas Antoninas – Foi em Direto na Famatv

Ambiente de muita festa marcou a cerimónia de entrega de prémios das Marchas Antoninas de 2024. A Fundação Cupertino de...

Barceloshá 3 horas

Homem de 47 anos perde a vida atropelado por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira,...

Paíshá 3 horas

Administradores hospitalares pedem divulgação pública de urgências encerradas

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) pediu hoje a publicitação das urgências encerradas durante o verão junto dos utentes...

Famalicãohá 4 horas

Procissão em honra a Santo António está nas ruas da cidade de Famalicão – Passou em direto na Famatv

Imagens extraídas da transmissão em direto da Famatv As Festas Antoninas de Famalicão terminam hoje. Neste dia de Santo António,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Exposição “A noite de todos os dias” de Maria Capelo patente na Ala da Frente até outubro

A galeria municipal Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão, apresenta a nova exposição intitulada “A noite de todos...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Chuva regressa esta sexta-feira (mas só dura até às 13:00)

A chuva está de regresso a Famalicão esta sexta-feira, depois de alguns dias mais secos e quentes. Neste sentido, deverá...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Partido Socialista reúne-se para o debate de novas ideias “Pensar 2025”

O núcleo do Partido Socialista de Famalicão estará reunido no Café Concerto da Casa das Artes, de Vila Nova de...

Regiãohá 7 horas

PJ fez buscas na Câmara Municipal de Santo Tirso

Inspetores da Polícia Judiciária (PJ) do Porto estiveram toda a manhã desta quarta-feira na Câmara Municipal de Santo Tirso a...

Famalicãohá 7 horas

Sandra Costa demite-se do cargo de coordenadora do núcleo famalicense da Iniciativa Liberal

Sandra Costa apresentou a demissão de coordenadora do núcleo de Famalicão da Iniciativa Liberal (IL). A decisão foi comunicada pela...

Arquivo

Mais Vistos