Siga-nos nas redes

Desporto

Miguel Ribeiro destaca “inteligência”, “astúcia” e “capacidade de lutar” de Pinto da Costa

Publicado

em

O presidente da SAD do Famalicão, Miguel Ribeiro, lembrou Pinto da Costa como uma “figura ímpar” do futebol português, apontando o ex-presidente do FC Porto como exemplo a seguir na defesa dos interesses do seu clube.

À margem do velório do antigo líder portista, que morreu na noite de sábado, aos 87 anos, o dirigente do emblema famalicense destacou a sua capacidade de luta intransigente pelos desígnios dos ‘azuis e brancos’.

 “Fica uma inteligência, uma astúcia, mas acima de tudo uma grande lição na capacidade de lutar sem qualquer reserva. Para ele, o FC Porto estava acima de tudo e de todos. A capacidade de puxar, sem reservas, pela sua instituição é algo que nós, portugueses, devemos ter como referência”, explicou, em declarações aos jornalistas, à entrada da Igreja das Antas, onde decorrem as cerimónias fúnebres, este domingo.

Apesar de defenderem emblemas diferentes, Miguel Ribeiro salientou também que Pinto da Costa nunca deixou de fomentar uma boa relação com os seus pares. 

“Pinto da Costa foi uma referência para todos, uma figura ímpar no nosso futebol. É um dia de pesar, de respeito, de lembrar o que foi Pinto da Costa para o futebol português e para nós todos. Foi alguém próximo dos clubes, dos dirigentes, com quem tínhamos uma boa relação. É um dia de luto, mas também de realçar a personalidade que foi”, reiterou.

Por fim, recordou também o contacto pessoal que tinha com o ex-dirigente, reconhecendo-lhe “lealdade e dignidade”.

“Tínhamos uma boa relação pessoal e sabíamos à partida que seria sempre difícil, porque cada um defendia a sua casa. Era fácil pela lealdade e dignidade. Ele defendia o FC Porto como ninguém. É uma lição para nós todos, a capacidade para defender uma instituição como ele o fazia. Se todos tivermos essa força nas instituições ou clubes que dirigimos, fizermos a defesa dos nossos clubes como ele fez, vamos ter um sucesso”, concluiu.

O ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, entre 1982 e 2024, morreu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube, frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito, sem oposição, como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades – 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

O funeral do antigo dirigente ‘azul e branco’ vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11:00, e as cerimónias fúnebres iniciaram-se às 18:00 de hoje, com o velório na Igreja das Antas. A Câmara Municipal do Porto decretou luto municipal para segunda-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 11 minutos

Homem gravemente ferido após acidente durante corte de árvore em Fafe

Um homem ficou gravemente ferido, na tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na zona de Felgueiras,...

Famalicãohá 47 minutos

Famalicão sob “aviso amarelo”: Chuvas fortes e trovoada esperadas esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um agravamento das condições meteorológicas registadas nos últimos dias, de acordo com as previsões do Instituto...

Paíshá 1 hora

Norte: PJ investiga alegada violação de dois utentes de um lar de idosos em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga vai investigar uma alegada violação que terá envolvido dois utentes de um lar de...

Paíshá 2 horas

Motociclos sob novas regras: Inspeções, estacionamento, impostos e outras alterações em vigor desde o dia 01 de abril

O mês de abril chegou com novas regras para os motociclistas, tanto no que diz respeito ao Código da Estrada,...

Paíshá 3 horas

Braga/Porto: PJ fez buscas em diversos organismos públicos esta quinta-feira

A Polícia Judiciária (PJ) tem em curso buscas em vários organismos públicos em Braga, Porto e Lisboa, por suspeitas relacionadas...

Bragahá 4 horas

Esposende: Ponte D. Luís Filipe encerrada para reabilitação estrutural entre 07 e 17 de abril

A ponte metálica de Fão, em Esposende, no distrito de Braga, vai estar encerrada ao trânsito a partir de segunda-feira...

Paíshá 5 horas

Faleceu ex-ministro da Saúde e Secretário de Estado Paulo Mendo. Tinha 92 anos

O médico Paulo Mendo, que foi secretário de Estado, por duas vezes, e ministro da Saúde, entre 1993 e 1995,...

Regiãohá 6 horas

Faleceu o Padre Fernando Campos natural da Trofa que passou por Vila do Conde, Santo Tirso e Ovar

Faleceu, esta terça-feira aos 92 anos, o padre Fernando Campos, natural da Trofa, ex-vigário cooperador em Santo Tirso e pároco...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão/INAC: Entidade gestora do Central Park esclarece envolvimento no caso e garante ter “sempre procurado soluções”

Depois de uma notícia avançada esta terça-feira, na se informa que o Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC) diz...

Paíshá 8 horas

Federação Portuguesa do Pulmão pede avanço nos processos de rastreio

O presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão apelou hoje a um avanço nos rastreios do cancro do pulmão, que ainda...

Arquivo

Mais Vistos