Siga-nos nas redes

Desporto

Miguel Ribeiro destaca “inteligência”, “astúcia” e “capacidade de lutar” de Pinto da Costa

Publicado

em

O presidente da SAD do Famalicão, Miguel Ribeiro, lembrou Pinto da Costa como uma “figura ímpar” do futebol português, apontando o ex-presidente do FC Porto como exemplo a seguir na defesa dos interesses do seu clube.

À margem do velório do antigo líder portista, que morreu na noite de sábado, aos 87 anos, o dirigente do emblema famalicense destacou a sua capacidade de luta intransigente pelos desígnios dos ‘azuis e brancos’.

 “Fica uma inteligência, uma astúcia, mas acima de tudo uma grande lição na capacidade de lutar sem qualquer reserva. Para ele, o FC Porto estava acima de tudo e de todos. A capacidade de puxar, sem reservas, pela sua instituição é algo que nós, portugueses, devemos ter como referência”, explicou, em declarações aos jornalistas, à entrada da Igreja das Antas, onde decorrem as cerimónias fúnebres, este domingo.

Apesar de defenderem emblemas diferentes, Miguel Ribeiro salientou também que Pinto da Costa nunca deixou de fomentar uma boa relação com os seus pares. 

“Pinto da Costa foi uma referência para todos, uma figura ímpar no nosso futebol. É um dia de pesar, de respeito, de lembrar o que foi Pinto da Costa para o futebol português e para nós todos. Foi alguém próximo dos clubes, dos dirigentes, com quem tínhamos uma boa relação. É um dia de luto, mas também de realçar a personalidade que foi”, reiterou.

Por fim, recordou também o contacto pessoal que tinha com o ex-dirigente, reconhecendo-lhe “lealdade e dignidade”.

“Tínhamos uma boa relação pessoal e sabíamos à partida que seria sempre difícil, porque cada um defendia a sua casa. Era fácil pela lealdade e dignidade. Ele defendia o FC Porto como ninguém. É uma lição para nós todos, a capacidade para defender uma instituição como ele o fazia. Se todos tivermos essa força nas instituições ou clubes que dirigimos, fizermos a defesa dos nossos clubes como ele fez, vamos ter um sucesso”, concluiu.

O ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, entre 1982 e 2024, morreu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube, frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito, sem oposição, como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades – 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

O funeral do antigo dirigente ‘azul e branco’ vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11:00, e as cerimónias fúnebres iniciaram-se às 18:00 de hoje, com o velório na Igreja das Antas. A Câmara Municipal do Porto decretou luto municipal para segunda-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 30 minutos

Combustíveis: Preço da gasolina vai descer na segunda-feira

Com a chegada de uma nova semana, surgem novas indicações quanto à oscilação do preço dos combustíveis mais utilizados. Assim,...

Paíshá 33 minutos

Agitação marítima intensa a Norte: Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram, esta quinta-feira, para “um agravamento considerável” das condições meteorológicas e de...

Paíshá 1 hora

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima atendeu em média 45 vítimas por dia em 2024

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) atendeu no ano passado uma média de 45 vítimas por dia e...

Regiãohá 14 horas

Homem de 24 anos detido em Vila do Conde por suspeita de tráfico de estupefacientes

Elementos da PSP procederam, na última sexta-feira, à detenção de um homem de 24 anos, empregado de limpeza e residente...

Paíshá 15 horas

Idade mínima para casar aumenta para os 18 anos. Proteção dos direitos dos jovens em questão

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, aumentar para 18 anos a idade mínima para casar e incluir o...

Economiahá 15 horas

Governo: Reporte de juros e subsídio de refeição no IRS deixa de ser obrigatório

O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que elimina a obrigação de reporte, na declaração do IRS, de rendimentos...

Regiãohá 16 horas

Hospital de Santo Tirso: Postos de trabalho serão mantidos após transferência para a Misericórdia

A Misericórdia de Santo Tirso garantiu, esta quarta-feira através de um comunicado, que “não estão em causa despedimentos” na sequência...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão sob “aviso amarelo”: Chuvas e ventos de 80 km/h esperados esta sexta-feira

Famalicão espera o regresso da chuva esta sexta-feira, condição meteorológica que chega acompanhada por ventos mais intensos e uma descida...

Economiahá 18 horas

Emprego de 70 trabalhadores em risco após possível encerramento da “Têxtil do Marco” de Canaveses

Os empregos de cerca de 70 trabalhadores da ‘Temasa – Têxtil do Marco’ encontram-se em risco após uma comunicação da...

Regiãohá 19 horas

Jovem de 18 anos detido por tráfico de estupefacientes em Santo Tirso

Um homem de 18 anos foi detido, no último domingo, na Rua das Rãs, em Santo Tirso, por tráfico de...

Arquivo

Mais Vistos