Sofia Oliveira, estudante da Universidade do Minho natural de Famalicão, foi visada com o prémio de mérito “Dr. Francisco Salgado Zenha”, atribuído esta segunda-feira, na sequência da celebração dos 51 anos desta instituição.
Tal título surge para distinguir o estatuto de ‘Melhor Aluna da Licenciatura de Direito’, aqui atribuído pela Câmara Municipal de Braga, pela mão do seu presidente Ricardo Rio.
O evento foi ainda assinalado por intervenções protagonizadas pelo Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, Presidente do Conselho Geral da UMinho, Alberto Martins, do Reitor da Universidade, Rui Vieira de Castro, e do Presidente da Associação Académica, Luís Guedes.
Para além disto, foi cumprida a tradição do cortejo académico e a entrega de medalhas e diplomas do título de Professor Emérito: Fernanda Proença, Leandro Almeida e Licínio Lima foram os distinguidos. A atribuição do Prémio de Mérito Científico e a estreia do Prémio de Mérito na Docência tiveram ainda espaço nesta cerimónia.
O encontro foi acompanhado por prestações musicais do Coro Académico da UMinho e a Um Ensemble de Metais do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (DM-ELACH) da UMinho.