No próximo dia 24 de fevereiro, a Associação Famalicão em Transição retoma as “Conversas TeT – Território em Transição”, com o tema “Que futuro para as nossas linhas de água? – O caso do Eco Parque de Cabeçudos”.
A conversa decorrerá no próprio local, sendo o ponto de encontro no alargamento da Rua das Águas, em Cabeçudos, Famalicão, às 15h00.
Em nota à imprensa, a Associação explica que a conversa pretende “analisar e identificar os valores ambientais perdidos”. Para além disso, abordará “a importância dos ribeiros e outras linhas de água, e o valor de uma Reserva Ecológica Nacional robusta e bem estruturada para um concelho com uma elevada pressão humana”.
A Famalicão em Transição diz ainda que, durante a ação, tentará “listar os riscos, com os respetivos impactos económicos, do processo de urbanização daquele espaço, avaliando a ocupação das áreas circundantes, tendo em conta o equilíbrio entre os usos industriais, comerciais/serviços e a qualidade de vida de quem vive na zona”. Será também ponderado o valor do património, da paisagem e do meio ambiente como fatores de atratividade de um território.
Refira-se que a iniciativa “Conversas TeT” tem como fim último dar um contributo da sociedade civil para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).