Famalicão
“Marcha pelo Monte de Sta. Catarina” exige “regeneração das áreas já afetadas” pelo projeto da central fotovoltaica
O movimento Famalicão em Transição leva a cabo uma “Marcha pelo Monte de Sta. Catarina”, a realizar no dia 25 de fevereiro (sábado), às 15:00.
Sob o mote “Juntas/os Pela Nossa Floresta”, a iniciativa tenta mobilizar a comunidade em torno da proteção do Monte Santa Catarina (Monte do Facho), “onde, nos últimos meses, tem sido cometido um crime ambiental gravíssimo, com o corte de uma extensa área florestal de 80 hectares, incluindo sobreiros e carvalhos, para a implantação de uma central fotovoltaica naquele local”, escrevem os responsáveis em comunicado.
A Associação Famalicão em Transição defende que a transição energética deve acontecer, mas não com o sacrifício ambiental e ecológico do que mais devemos preservar, a nossa floresta, as áreas verdes, as árvores, o solo fértil, os ecossistemas naturais e a biodiversidade, sendo estes ativos valiosíssimos para a sustentabilidade que tanto se fala.
“O que já aconteceu, de muito negativo, no Monte Santa Catarina não é irreversível e irreparável, e por isso, apelamos a toda a comunidade que se junte a esta ação de mobilização pública no terreno, para que conjuntamente se exija a proteção integral do Monte Santa Catarina e a regeneração das áreas já afetadas”, refere Gil Pereira, da Direção da Associação Famalicão em Transição
Localização no Google Maps: https://goo.gl/maps/Cdv8RPYsqmxZCfGo6
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: “Mínimas” descem até aos 5 graus esta quarta-feira
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão espera madrugada de chuva e dia de sol esta sexta-feira
-
Santo Tirsohá 6 dias
Professores da Artave e do CCM dão concerto a 21 de novembro
-
Desportohá 3 dias
Famalicão: Irmãs Gonçalves renovam título de campeãs nacionais de badminton