Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão passa a integrar o Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (CIDEU) com outras 150 entidades de 22 países

Na última quinta-feira, o executivo municipal aprovou a integração de Famalicão numa rede ibero-americana voltada para o desenvolvimento estratégico urbano. Esta adesão ao Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (CIDEU) representa um marco significativo para a cidade.

O CIDEU, fundado em 1993 como um Laboratório de Estratégias Urbanas, reúne mais de 150 entidades de 22 países, abrangendo a Península Ibérica e as Américas do Norte, Central e Sul. Destacam-se cidades como Buenos Aires, Santiago do Chile, Bogotá, Brasília e Barcelona entre seus parceiros.

Como o único programa de cooperação das Cúpulas Ibero-Americanas de Chefes de Estado e de Governo dedicado ao desenvolvimento urbano, o CIDEU tem por objetivo promover uma abordagem estratégica na conceção e gestão de projetos urbanos, visando o desenvolvimento sustentável das cidades ibero-americanas.

Famalicão torna-se assim a segunda cidade portuguesa a integrar esta rede, ao lado de Coimbra.

A participação de Famalicão no CIDEU abrirá portas para formação e cooperação técnica internacional, facilitando a troca de experiências e conhecimentos, especialmente em estratégias urbanas e pensamento estratégico, bem como assistência técnica para o desenvolvimento de projetos inovadores.

É importante recordar que a autarquia de Famalicão já delineou uma Estratégia de Diplomacia Urbana para a Internacionalização de Vila Nova de Famalicão – Famalicão Alliance, visando a integração do território em redes internacionais de cooperação e a promoção da identidade local além-fronteiras. A adesão ao CIDEU fortalece este compromisso com parcerias estratégicas internacionais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version