Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Mais de 450 crianças do concelho fizeram “viagem pelo mundo da água” na Casa das Artes

Mais de 450 crianças, em idade pré-escolar, de 7 instituições de educação do concelho, estiveram na Casa das Artes de Famalicão para o espetáculo “PaPI Opus 9”, uma viagem pelo mundo da água, coproduzida pela Companhia de Música Teatral.

“PaPI Opus 9″ resulta de uma sequência bem-sucedida ao longo dos últimos anos de uma relação de cumplicidades artísticas entre a Casa das Artes e a Companhia de Música Teatral na promoção do diálogo deste teatro municipal com a comunidade escolar e no fortalecimento do binómio Artes/Educação.

Ao longo de cerca de 45 minutos, “PaPI-Opus 9” propõe uma viagem pelo mundo da água. Trata-se de uma criação construída a partir da peça mãe “Aguário” e que promove uma experiência para bebés e crianças em idade Pré-Escolar, num formato de grande intimidade que estimula a escuta atenta e a interação.

A água, o elemento fundamental do cenário, é abordada como matéria artística e lúdica que se pode moldar como traço, gesto, som, fluindo no tempo e no espaço. A sonoridade da manipulação dos elementos cénicos cruza-se com paisagens sonoras imaginárias construídas com sons gravados, os pingos da chuva, ondas do mar, fontes e rios, baleias e icebergs fazem parte duma linguagem universal de que a voz e o movimento também fazem parte.

Conversas em “agualim”, um dos dialetos da música cujo dicionário está por fazer e ainda bem.

A Companhia de Música Teatral tem a sua matriz assente na criação de relações entre arte e educação, na articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação da importância da experiência musical e da arte em geral no desenvolvimento social e humano.

A qualidade artística da Companhia de Música Teatral em projetos dirigidos à infância e juventude tem sido amplamente reconhecida a nível nacional e internacional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version