Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão investe 152 milhões de euros em habitações condignas para quase 8.000 pessoas

Publicado

em

A Câmara de Vila Nova de Famalicão, prevê investir 152 milhões de euros para dar habitação condigna a 1.481 famílias, num total de 7.961 pessoas, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara sublinha que o investimento será feito ao abrigo do programa 1.º Direito, lançado pelo Governo, e é para concretizar até 2026.

emissão em direto da famatv

Aquele programa financia, a 100%, soluções de habitação para agregados que vivem em condições indignas e cuja situação de carência financeira não lhe permite suportar o custo do acesso a uma casa adequada.

No contexto do 1.º Direito, nasceu a Estratégia Local de Habitação de Vila Nova de Famalicão, que enquadra cerca de 152 milhões de euros como valor potencial de candidaturas do concelho.

As candidaturas podem ser submetidas pela autarquia, individualmente ou pelas instituições do terceiro setor.

No comunicado, a Câmara refere que a Estratégia Local de Habitação “está alinhada” com os princípios do 1.º Direito e foi desenvolvida em articulação com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Prevê a resposta aos problemas com a habitação em Famalicão (falta de condições e dificuldades de acesso), através de soluções de apoio ao arrendamento, construção nova, aquisição e reabilitação.

A resposta pode chegar pela intervenção direta da autarquia no parque habitacional, pelo financiamento direto aos agregados elegíveis no programa e pelo apoio ao terceiro setor para intervenção naquele domínio.

“Esta é uma área que merecia há muito tempo a atenção do Estado e foi agora tornada possível pelo Plano de Recuperação e Resiliência. É uma oportunidade única para Vila Nova de Famalicão e queremos explorá-la ao máximo para ajudar o maior número possível de agregados familiares no acesso a uma habitação condigna. Temos que ser ambiciosos neste capítulo”, refere o presidente da Câmara, Mário Passos.

O documento está alicerçado num diagnóstico efetuado pela autarquia, que referenciou 1.481 agregados com possibilidade de enquadramento no 1.º Direito, resultando num total de 7961 beneficiários.

O trabalho de campo foi realizado através da distribuição de inquéritos diretos à população, de dados municipais e com a ajuda da Rede Social do Município, das juntas de freguesia e das comissões sociais inter-freguesias.

Quando o programa for aprovado pelo IHRU, a Câmara Municipal vai operacionalizar a sua execução com a criação de um “front-office” de apoio técnico de proximidade, para ajudar às candidaturas ao financiamento disponível.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Segunda-feira com previsões de chuva e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, embora apenas entre as 13 e as 16:00, de...

Famalicãohá 17 horas

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, a circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia no centro da cidade de...

Paíshá 18 horas

Clarão nos céus foi um “bólide” que percorreu 500 quilómetros sobre Portugal e caiu no mar

Iluminou o céu de Portugal e Espanha. Os astrónomos classificam cientificamente de “bólide” o que foi visto na última noite....

Desportohá 19 horas

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 20 horas

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 22 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 23 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 23 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 23 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Arquivo

Mais Vistos