Siga-nos nas redes

Famalicão

Proteção Civil registou 146 ocorrências devido ao mau tempo até às 13:00 sobretudo a Norte e Centro

Publicado

em

A chuva e o vento provocaram até às 13:00 de hoje um total de 146 ocorrências, principalmente nas regiões Norte e Centro do país, sem registo de danos pessoais, avançou fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

“Desde as 00:00 até às 13:00 registámos um total de 146 ocorrências, distribuídas essencialmente pela região Norte e Centro do país”, disse à Lusa Paulo Santos, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo a mesma fonte, “a região mais afetada foi a Área Metropolitana do Porto, com 28 ocorrências, e a região de Coimbra com 27”, estando a maior parte destas ocorrências “relacionadas com o fator vento, uma vez que já provocou 55 quedas de árvores e 53 quedas de estruturas”.

O vento tem soprado “com uma intensidade até 85 quilómetros/hora”, tornado assim “visível as suas consequências”, acrescentou o comandante de serviço na ANEPC.

Ainda assim, Paulo Santos considerou tratar-se de um número reduzido de ocorrências, às quais “os diferentes agentes de proteção civil estão a dar as respostas necessárias”, e disse não ter “conhecimento de danos de maior ou de situações de mais risco para a vida humana”.

O responsável admitiu, no entanto, que com o acumulado da precipitação ao longo do dia seja natural também alguns deslizamentos de terra, devido a infiltrações, mais árvores a ceder e a formação de lençóis de água.

A ANEPC emitiu na quarta-feira um aviso à população para o risco de cheias e inundações face à previsão de chuva nas 48 horas seguintes.

O aviso decorre das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de chuva, por vezes forte, em especial no Minho e Douro litoral, vento com rajadas até 85 km/h, agitação marítima e a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Nesse período, poderão ocorrer inundações em zonas urbanas, cheias, deslizamentos de terra e derrocadas, acidentes na orla costeira devido à agitação marítima e lençóis de água ou acumulação de gelo nas estradas.

Face às previsões, a Proteção Civil recomenda a adoção de comportamentos adequados e das principais medidas preventivas, “em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

Em concreto, é recomendada a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adequada fixação de estruturas soltas, bem como “especial cuidado” na circulação junto a áreas arborizadas, junto da orla costeira e a adoção de uma condução defensiva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 49 segundos

Navegadora famalicense Joana Silva e piloto Miguel Campos conquistam 2.º lugar em Amarante

A dupla composta pelo piloto Miguel Campos e pela navegadora famalicense Joana Silva esteve em competição, este sábado e domingo,...

Desportohá 34 minutos

Famalicão: Ballas Jr. conquistou 5.º lugar no no Troféu Norte em Vila Verde

O piloto Ballas Jr. de Famalicão esteve em competição, este domingo, na na sua primeira prova de motocross no Troféu...

Desportohá 1 hora

Famalicão: Marlene Azevedo da Active Running vence Maratona da Europa em Aveiro

Os atletas do coletivo AD Active Running de Famalicão estiveram em competição este domingo na Maratona da Europa, disputada este...

Desportohá 1 hora

Expedição em Marrocos partiu esta segunda-feira para Foum Zguid apesar de alguns contratempos (fotos)

Depois da aventura das dunas e de uma etapa muito complicada no dia de ontem, a caravana partiu, nesta segunda-feira,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Uma pessoa ferida após incêndio em habitação em Castelões

Uma pessoa ficou ferida, na madrugada desta segunda-feira, na sequência de um incêndio numa habitação na Rua do Rio, na...

Desportohá 2 horas

“O Famalicão tem condições para fazer mais” é a convicção de Armando Evangelista após derrota frente ao Estoril

Terminada mais uma partida referente à 31.ª jornada da I Liga, que opôs Estoril Praia e FC Famalicão, com vitória...

Desportohá 17 horas

GD ESTORIL, 1 X FC FAMALICÃO, 0 – Resultado final

ESTORIL X FC FAMALICÃO – Acompanhe a Jornada 31 da Primeira Liga Portuguesa com a Fama Rádio. 34′ Estoril Praia:...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Vem aí uma segunda-feira sem chuva e máximas de 18.º graus

Famalicão espera uma segunda-feira sem chuva, embora com céus nublados, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco recebe Bandeira da Ética

A candidatura do projeto “#aeccbplogging” do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), em Famalicão,  à certificação da Bandeira da...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Maria José Gonçalves reeleita presidente do Bombeiros de Riba de Ave

Maria José Gonçalves foi reeleita, esta sábado, como presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de...

Arquivo

Mais Vistos