Site icon Fama Rádio e Televisão

Hospital de Riba de Ave acolhe 26 doentes de Guimarães

A Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave antecipou a abertura do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD), cuja abertura estava projetada para maio ou junho, para poder acolher 92 doentes de outros hospitais. Entre estes doentes poderão estar infetados com Covid 19.

Tal como adiantou à Lusa, a instituição de Riba de Ave vai acolher esta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, 26 doentes de Guimarães. “60 doentes Covid 19 já chegaram de vários hospitais, sobretudo do norte do país, e 26 não Covid vão chegar, já na segunda-feira, do Hospital de Guimarães”, lê-se na nota enviada à Lusa.

Tendo em conta estas transferências, a CIDIFAD, a nova valência do Hospital de Riba D’ Ave, foi já ativada “perante a emergência sanitária de combate à pandemia, sendo colocada à disposição do Serviço Nacional de Saúde (SNS) devidamente equipada”.

Na mesma nota, a Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave sublinha que garantiu até à data, e no âmbito do esforço por libertar muita da pressão existente sobre os hospitais da região, a assistência a 250 doentes, nomeadamente 177 infetados com o novo coronavírus e 73 não covid-19 agudos.

“Foi com um enorme esforço que conseguimos reunir equipas, numa ocasião de enorme sobrecarga laboral e que estivessem à altura do desafio que os tempos impõem, o de apoiarmos o SNS a conseguir dar resposta a uma luta desigual e que deixou os hospitais à beira do colapso”, referiu a diretora-clínica adjunta, Isabel Seixas.

Quanto à abertura da CIDIFAD para a sua finalidade, a instituição acrescentou que este “só abrirá na plenitude quando o Ministério da Saúde deixar de necessitar e país tiver a situação pandémica controlada. Neste momento a prioridade continua a ser ajudar a aliviar os hospitais para que, quando os números covid-19 diminuírem, possam rapidamente retomar a sua atividade normal”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version