Siga-nos nas redes

Famalicão

Transdev diz que greve teve adesão abaixo dos 10%. Sindicato aponta para 95% em Guimarães

Publicado

em

O grupo de transportes Transdev diz que a greve de hoje “teve uma adesão de 9,61%”, enquanto o sindicato indicou anteriormente uma adesão de 80% a nível nacional e de 95% em Guimarães e nos concelhos limítrofes.

“A taxa de adesão à greve convocada para hoje é de 9,61%”, refere a empresa, em comunicado enviado à agência Lusa.

Durante a manhã, José Manuel Silva, do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), que convocou a greve de 24 horas (00:00/24:00), deu conta de uma adesão de 80% a nível nacional e de 95% em Guimarães (sede da empresa) e nos concelhos à volta.

Os trabalhadores, que reivindicam da empresa de transporte rodoviário aumentos salariais e melhores condições, começaram por se concentrar em frente à sede do grupo, em Guimarães, distrito de Braga, seguindo depois a pé em direção ao edifício da Câmara de Guimarães, onde se concentraram cerca de 70 motoristas.

Os trabalhadores do grupo Transdev aprovaram também hoje novas greves de 24 horas para 01 de março e 17 de abril.

No comunicado, o grupo Transdev diz que “em julho de 2022 assinou um acordo amplo de contratação coletiva com todas as estruturas sindicais representativas dos seus trabalhadores (FECTRANS/CGTP, STTAMP e SNMOT) com impactos positivos para o futuro”.

“Esse acordo aumentou a remuneração dos motoristas em mais de 8% para o ano 2022. Também marcou uma evolução muito positiva na organização dos tempos de trabalho e na formalização de direitos há muito reclamados pelos trabalhadores, bem como concedeu novos benefícios sociais acrescidos, donde se destaca a atribuição de um seguro de saúde para todos os trabalhadores”, frisa a empresa.

Contudo, o STRUN, afeto à CGTP, não assinou o acordo.

“O principal aqui são direitos dos trabalhadores que lhes foram retirados, porque houve outras organizações sindicais que assinaram um contrato coletivo de trabalho com a Transdev, que não foi assinado por nós, e a empresa está a querer aplicar a todos os trabalhadores e nós não aceitamos isso”, explicou o dirigente sindical José Manuel Silva, aos jornalistas, durante a concentração hoje em frente à Câmara de Guimarães.

A Transdev refere que para este ano “já avançou para um aumento de 55 euros para todos os trabalhadores, com efeitos desde janeiro”.

“Este aumento em nada prejudica as negociações em curso com os representantes sindicais, mas possibilita que os trabalhadores não tenham de esperar pelo fim das negociações para verem a sua situação melhorar, sobretudo numa altura de forte impacto inflacionista”, salienta a empresa.

O acordo coletivo de trabalho assinado estabelece, segundo a Transdev, “a existência de uma comissão paritária que constitui a estrutura estabelecida para o diálogo em torno do acordo coletivo, o que tem vindo a ocorrer com regularidade, e com sentido de co-construção”.

“A Transdev não deixa nenhuma estrutura sindical fora deste processo. A empresa está sempre disponível a negociar com todos os seus trabalhadores e representantes. Apelamos a que esta vontade seja partilhada”, apela a empresa.

Também hoje, os cerca de 70 trabalhadores em protesto aprovaram uma moção e uma delegação foi recebia pela vereadora da Câmara de Guimarães Sofia Fernandes, que tem o pelouro dos transportes.

No documento, os trabalhadores exigem, nomeadamente, aumentos salariais no mesmo valor da inflação de 2022 (8,12%), a reposição da devolução do pagamento do pequeno almoço aos motoristas que iniciem o transporte antes das 06:00, e que o horário do almoço e de jantar seja, no mínimo, de uma hora, entre as 11:00 e as 14:30, e as 19:00 e as 22:30, “como sempre foi, e não entre a 3.ª e a 4.ª hora de trabalho”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Tempestade Bert: IPMA emite alertas para chuva intensa e vento forte nos próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu diversos avisos devido à previsão de condições meteorológicas severas associadas...

Famalicãohá 6 horas

4×4 São Pedro de Bairro, adrenalina e confraternização este sábado

A Comissão de Festas de São Pedro de Bairro organiza, no próximo sábado, dia 23 de novembro, o evento “4×4...

Famalicãohá 6 horas

GNR regista 557 detenções e mais de 6 mil infrações em operações de segurança

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou este sábado que realizou, entre 15 e 21 de novembro, uma série de operações...

Famalicãohá 6 horas

Resinorte abre as portas dos seus ecocentros à comunidade

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Resinorte abre as portas dos seus ecocentros e incentiva à...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão dá hoje início ao Natal com espetáculo multimédia e atrações para todas as idades

Este sábado, dia 23 de novembro, Vila Nova de Famalicão dá as boas-vindas ao Natal com um espetáculo multimédia, a...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 22 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 23 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 23 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 24 horas

Assembleia Municipal de Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Assembleia Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Arquivo

Mais Vistos