O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão lançou, esta quinta-feira a “Campanha de Recolha e Reciclagem de Radiografias” no concelho, uma ação em prol da AMI – Assistência Médica Internacional. As radiografias recolhidas serão entregues à AMI, contribuindo para a sua ação.
Com um objetivo duplo, esta campanha visa a reciclagem e apoio a esta ONG. A AMI é uma “Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos.” Sua visão é atenuar as desigualdades e o sofrimento no mundo, colocando o ser humano no centro das preocupações, buscando um mundo mais sustentável, harmonioso, inclusivo, tolerante e menos indiferente e violento.
A recolha de radiografias, com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico, permite a reutilização da prata nelas contida, evitando deposição em aterro e extração na natureza, reduzindo assim consequências ambientais e humanas. Os fundos provenientes da reciclagem servem como fonte de angariação de fundos para as ações da AMI.
Durante todo o mês de fevereiro, apela-se aos Famalicenses para “reciclar a sua imagem interior”, depositando radiografias com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico (sem relatórios clínicos) nos locais e contentores preparados para o efeito.