Siga-nos nas redes

Famalicão

Nova série televisiva sobre a resistência e a ditadura será filmada em Famalicão

Publicado

em

A série televisiva “Daqui Houve Resistência”, baseada em factos e personalidades reais dos últimos 13 anos da ditadura, vai ser filmada a partir de março em Guimarães e nas envolventes de Braga, Vila Nova de Famalicão e Fafe.

“Daqui Houve Resistência” é uma série para televisão, baseada em factos e personalidades reais, sobre a resistência e luta antifascista, centrada a norte de Portugal, durante os 13 anos que antecederam o 25 de Abril de 1974. Esta série de cinco episódios para a RTP 1 abarca os últimos 13 anos da ditadura de Salazar/Caetano, (1961-1974), centrando-se em Guimarães, e nas envolventes de Braga, Famalicão e Fafe”, refere uma proposta discutida hoje em reunião de Câmara de Guimarães.

A proposta, aprovada por unanimidade, prevê, nomeadamente, apoio logístico e 20 mil euros “para alojamento, em Guimarães, de atores e equipas técnicas”.

“Este projeto conta já com o apoio de diversas entidades, desde o Ministério da Cultura, através do Instituto de Cinema e Audiovisual, da RTP, do Turismo de Portugal, da Associação 25 de Abril e da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, entre outros. Encontra-se já em fase de pré-produção, estando as filmagens previstas para o período entre março e junho de 2024, no município de Guimarães”, refere o documento.

A proposta contempla também a atribuição, à Olho de Vidro – Associação Cinematográfica de Guimarães, de apoios destinados a viabilizar a produção local da série televisiva, “a entregar à RTP em novembro de 2024”, e com data de estreia a definir pela estação pública.

A autarquia de Guimarães justifica o apoio com “o interesse público de que se reveste a concretização” da série televisiva, no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril.

“E por proporcionar o conhecimento e registo para a posteridade da ação dos vimaranenses que porfiaram, com altos custos pessoais, familiares e profissionais, pela conquista da liberdade. (…) Ao contrário do que resulta da divulgação mais corrente, nesta região do país inúmeros grupos de resistentes lutaram de modo persistente e organizado pela Liberdade, sem dar tréguas às forças do regime, sempre com elevados custos”, frisa o município.

O projeto é uma adaptação cinematográfica baseada no livro documental “25 – Guimarães Daqui Houve Resistência”, de César Machado, e pretende ser uma homenagem e um tributo a participantes ativos, mais ou menos anónimos, na mudança de paradigma político, refere a autarquia.

“Em poucos locais, como no distrito de Braga, o combate foi tão intenso, duradouro, consequente, abrangente e diversificado, e, sobretudo, com tão alto preço que tantos aceitaram pagar. Guimarães não é o ponto de partida da ação por fatores simbólicos ligados ao ‘berço da nacionalidade’, tão aproveitado pelo Estado Novo como símbolo de uma certa identidade nacional — a razão está antes no que pode ler-se no livro “25 — Guimarães, Daqui Houve Resistência” de César Machado, que contém 25 testemunhos reais de resistentes que lutaram nesta região ou que daqui partiram para travar as suas lutas em Coimbra, Lisboa ou Paris, ou que para aqui vieram travar o seu combate clandestino”, lê-se ainda na proposta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 8 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 12 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 13 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 14 horas

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 1 dia

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 1 dia

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 1 dia

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na freguesia de Lousado,...

Arquivo

Mais Vistos