Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão reforça aposta no desenvolvimento urbano e sustentável com colaboração no projeto IN4Green

O Município de Vila Nova de Famalicão uniu esforços na criação de um coletivo local de intervenção para colaborar no projeto “IN4Green – Cidades Industriais Mais Verdes”, no âmbito do programa europeu de cooperação para o desenvolvimento urbano e sustentável das cidades, URBACT IV.

A missão principal do IN4GREEN consiste em fomentar a transição para uma economia verde e sustentável, fortalecendo a indústria e tornando o território mais competitivo e inclusivo para todos os cidadãos. A iniciativa está alinhada com a política de coesão PO2 – Uma Europa Mais Verde.

O coletivo local de ação é composto por diversas entidades que irão colaborar nas atividades a serem desenvolvidas no concelho de Famalicão até 2025. Entre elas, destacam-se a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Portugal Foods, Tecmeat, ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, CESPU – Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, Quadrilátero, Eixo Atlântico, IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Universidade do Minho, AIMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, FamaGrow, e Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave).

Importa recordar que o URBACT é um programa de cooperação europeu voltado para o desenvolvimento urbano e sustentável das cidades. O plano de ação teve início em junho de 2023 e estender-se-á até o final de 2025, envolvendo cidades de mais oito países da União Europeia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version