O Centro de Estudos Camilianos, em Seide, no concelho de Famalicão, apresenta esta sexta-feira a exposição “JORGE. desenhos do meu filho”, que irá trazer a público 80 desenhos criados pelo filho de Camilo Castelo Branco e Ana Plácido: Jorge Castelo Branco.
Aqui, será proporcionada aos presentes uma visita guiada à exposição e a realização de uma mesa redonda subordinada ao tema “Por detrás da exposição JORGE. Desenhos do Meu Filho: descobertas e metodologias de investigação”, com a presença do coordenador científico do Centro de Estudos Camilianos, Sérgio Guimarães Sousa, e da curadora da exposição, Stephanie Gil Franco.
Os trabalhos patentes no Centro de Estudos Camilianos, foram selecionados entre uma coleção de 300 desenhos criados por Jorge Castelo Branco, exibidos agora pela primeira vez. Nestas peças, o artista retrata o seu quotidiano familiar e o viver oitocentista da família de Camilo Castelo Branco.
Este projeto é uma das iniciativas dedicadas à celebração do bicentenário do escritor, que decorrem em Famalicão outros locais da região Norte, até 2026.
A exposição tem entrada livre e pode ser visitada até dia 31 de agosto de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h00, na sala de exposições do Centro de Estudos Camilianos, localizada na freguesia famalicense de Seide S. Miguel.