Será inaugurada este sábado a partir das 11:00 a Exposição “Fé de Barro” no Museu Pio XII, em Braga, que destaca a coleção dos padroeiros venerados nos altares das 54 paróquias do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
Esta mostra, fruto de uma colaboração entre o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão e a Fundação Castro Alves, teve a sua estreia no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em Vila Nova de Famalicão, entre 31 de outubro de 2022 e 30 de junho de 2023.
Aqui, poderão ser apreciadas reproduções em barro dos padroeiros de todas as paróquias do referido Arciprestado, constituindo assim uma coleção singular na história da Fundação e um momento de testemunho relevante para a unidade e comunhão promovidas pelo Arciprestado.
Nas palavras do Arcipreste famalicense Pe. Francisco Carreira, “são quatro as palavras que caracterizam esta exposição: Fé; Devoção; Barro; Arte.” Na verdade, esta iniciativa oferece, a todos os que a visitarem, a contemplação do resultado da “experiência de transformar o barro em obras de arte” a partir “da fé e devoção do povo famalicense”, na medida em que “as mãos ágeis e firmes das artesãs da Fundação Castro Alves, ao trabalharem com esmerada mestria o barro, reproduzem, em esculturas deste material, do modo mais fiel possível, o padroeiro que em cada uma das comunidades se venera”.
Esta exposição será agora acolhida pelo Museu Pio XII, em Braga, sendo inaugurada no dia 20 de janeiro, às 11h00, num momento que contará com a presença de todos os parceiros que a promovem. Poderá ser visitada até ao dia 6 de abril do presente ano.