A estreia do concerto “Lá No Xepangara – A Cultura Africana em José Afonso” marca o início das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril na Casa das Artes de Famalicão. O evento está agendado para o dia 27 de janeiro, às 21h30. Este projeto, uma criação da Portugal Music 360 em colaboração com a Casa das Artes de Famalicão e o Teatro Narciso Ferreira, reúne artistas como Manuel de Oliveira, Selma Uamusse, Karyna Gomes, Edu Mundo e Fred Martins.
Após a estreia em Vila Nova de Famalicão, “Lá no Xepangara” irá percorrer o país, levando a música e a palavra de José Afonso a diferentes regiões. O espetáculo é uma homenagem lusófona ao icónico artista, destacando a forte presença da cultura africana em sua vida e obra. O objetivo do projeto é refletir sobre o papel de José Afonso na luta pela descolonização, democratização e desenvolvimento da sociedade e cultura lusófonas.
Com Pedro Oliveira na percussão, João Frade no acordeão, Albano Fonseca no baixo, e a consultoria e mediação de Viriato Teles, o coletivo apresenta uma proposta que visa aproximar a comunidade lusófona e os jovens à figura marcante de José Afonso. O concerto destaca a contemporaneidade e o caráter universal da obra do artista, reconhecendo sua importância na luta pela democracia durante a revolução portuguesa.
O espetáculo inclui ações de mediação, como duas masterclasses no Teatro Narciso Ferreira, destinadas a escolas do 1º e 2º ciclos no dia 25 de janeiro, e escolas de música no dia 26 de janeiro, ambas às 10h30. Estas ações visam promover a reflexão sobre a música africana e o legado de José Afonso. Manuel de Oliveira e Viriato Teles orientarão a mediação, contando com convidados do elenco artístico do concerto.
O Teatro Narciso Ferreira oferece um Ensaio Aberto à comunidade no dia 26 de janeiro, às 15h30. O acesso é livre até à lotação da sala, sendo necessário comunicar a reserva de lugares para o e-mail: casadasartes@famalicao.pt.