O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, comentou sobre a importância de “acudir em tempo real quem precisa de ajuda”, no momento da assinatura dos protocolos de cooperação com quatro instituições sociais famalicenses para garantir o funcionamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) em todo o concelho.
Os acordos foram estabelecidos com a ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social, a Associação Moradores das Lameiras (AML), o Centro Social e Cultural S. Pedro de Bairro e a Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este. Estes acordos visam fornecer apoio às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, além de realizar diagnósticos técnicos.
A Câmara Municipal comprometeu-se com uma comparticipação financeira municipal de cerca de 400 mil euros, válida para o ano de 2024.
Mário Passos enfatizou a importância deste “serviço de proximidade imprescindível” e destacou a necessidade de uma “resposta rápida e eficaz”. Expressou gratidão às instituições parceiras, ressaltando a sintonia e articulação com a Câmara Municipal.
É importante recordar que o Município de Vila Nova de Famalicão assumiu oficialmente as competências no domínio da Ação Social em 1 de dezembro de 2022.