Site icon Fama Rádio e Televisão

Nine Ruivães e Famalicão beneficiam de revitalização das Unidades de Saúde Familiar (USF)

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão irá dar início aos procedimentos de edificação das futuras Unidades de Saúde Familiar (USF) de Nine e Ruivães, bem como à revitalização do Centro de Saúde de Famalicão e do Centro Diagnóstico Pneumológico.

Durante a sessão da Câmara realizada na quinta-feira, dia 11 de janeiro, o órgão executivo municipal aprovou a formalização dos contratos-programa entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte). Estes contratos serão a base para a submissão das candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visando a concretização dos projetos de construção e requalificação destas infraestruturas de cuidados de saúde primários.

“São investimentos importantes que nos vão permitir melhorar as instalações e, por consequência, o atendimento e prestação de cuidados de saúde à população”, afirmou o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.

“Estamos a trabalhar e a fazer todos os esforços para concretizar os projetos e assegurar o aproveitamento do financiamento existente, mas não posso deixar de manifestar o meu desagrado com o prazo muito curto que foi estabelecido pela tutela. Estamos a trabalhar em contrarrelógio”, fez questão em referir.

Este ano marca o início da construção das novas Unidades de Saúde Familiar de Joane e São Miguel-o-Anjo, em Calendário. O edil sublinhou que são “investimentos necessários, que o financiamento ajuda a comparticipar, mas que fica sempre aquém do necessário para a concretização do projeto final e nos obrigam a um elevado esforço financeiro”.

É importante recordar que, desde 1 de janeiro, o município assumiu competências de gestão, manutenção e conservação de equipamentos relacionados com os cuidados de saúde primários. Assim, detém a responsabilidade na contratualização de obras de requalificação e na construção de novos equipamentos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version