Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Faleceu José de Sá que viajou a pé de França a Portugal para apelar à doação de órgãos

Publicado

em

Faleceu José de Sá, o emigrante natural da freguesia de Joane, que caminhou diversas vezes, a pé, desde França, até à sua freguesia natal, em Famalicão, para aumentar a consciencialização sobre a importância da doação de órgãos, depois de ter recebido um transplante de fígado, com apenas 25 anos.

José de Sá tomou esta aventura pelos Caminhos de Santiago como sua missão, depois de a sua vida ter ganho um novo folego com este transplante, e de dois dos seus irmãos terem sucumbido à doença de Wilson, a mesma de que também padecia.

Perante um cenário menos positivo apresentado pelos médicos, que detetaram a doença de Wilson num estado avançado, e sabendo que a mesma condição já havia tirado a vida à sua irmã e ao seu irmão, José ficou dependente de um transplante.

Inesperadamente, um jovem que faleceu num acidente de viação salvou a vida de José e a de mais duas pessoas com a doação do seu fígado, coração e olhos.

“Para mim o importante é a vida”

Desde então, José de Sá comprometeu-se a fazer ouvir este apelo, ora caminhando entre França, Espanha e Portugal, ora prestando o seu apoio a uma associação francesa criada para este propósito, que promoveu até ao fim da sua vida.

José de Sá faleceu aos 62 anos, após complicações do seu estado de saúde, na região francesa de Metz, perto do Luxemburgo.

As cerimónias fúnebres foram realizadas na tarde desta quarta-feira.

Em vez de flores, os familiares de José pediram que tal esforço fosse encaminhado para a associação que José apoiava, dedicada à doação de órgãos.

Em 2009, uma das suas caminhadas foi motivo de uma reportagem da RTP, que celebrava o seu espirito solidário e a sua motivação, suficiente para percorrer centenas de quilómetros a pé por uma causa nobre.

“Se todos fizermos um bocadinho, podemos construir uma coisa grande”

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde “podem ser dadores todos os cidadãos que não se inscrevam no Registo Nacional de Não Dadores (RENNDA). No entanto, apesar da nossa vontade de sermos dadores, nem todos poderão ser, uma vez que para tal a morte deverá ocorrer num hospital, de forma a garantir que os órgãos são corretamente colhidos e que são realizadas as provas necessárias para a correta avaliação da cada potencial dador”, explicam.

Se tal situação se proporcionar, será a equipa médica que determina se o falecido pode ser dador e de que órgãos, depois de efetuadas uma série de provas necessárias.

“No caso da doação em vida, esta pode acontecer se se cumprirem as condições e requisitos definidos na legislação portuguesa. O dador tem de ser maior de idade e gozar de boa saúde física e mental”.

Tal como no caso anterior, avaliação do dador vivo terá que ser feita pelos médicos, que irão assegurar os seus direitos, liberdade de decisão, voluntariedade, gratuitidade e altruísmo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 15 minutos

FC Famalicão: “Guardião” Ivan Zlobin prevê mais uma “boa exibição” final de época

O FC Famalicão está em contagem decrescente para a sua derradeira partida desta edição da Primeira Liga de futebol nacional,...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Professor Mário Oliveira é o único português entre os “100 Educator of the Year” da FIDE

Mário Oliveira, ex-professor das Escolas Didáxis de Vale S. Cosme e Riba de Ave, assim como do Colégio do Ave,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão espera sol e subida das “máximas” para os 22 graus esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol e subida dos valores dos termómetros, de acordo com as previsões do...

Bragahá 3 horas

Santos Populares: Já cheira a São João na cidade dos arcebispos

A cidade de Braga está em contagem decrescente para celebrar o seu santo padroeiro, São João, que assinala a despedida...

Barceloshá 4 horas

GNR: Homem de 53 anos detido por posse ilegal de armas em Barcelos

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Barcelos, procedeu à detenção de um...

Desportohá 5 horas

Rally de Portugal: Famalicense Pedro Almeida pronto para disputar lugar no ‘top’ nacional

O piloto famalicense Pedro Almeida está pronto para um dos momentos mais importantes desta época competitiva, o Rally de Portugal,...

Mundohá 5 horas

Primeira publicação de Papa Leão nas redes sociais expressou desejo de paz “nos corações” de todas as pessoas e famílias

O Papa Leão XIV decidiu comunicou com os fieis através das redes sociais, recorrendo á conta oficial do papado no...

Póvoa de Varzimhá 7 horas

Póvoa de Varzim: Mulher abordada pela GNR com mais de 500 artigos contrafeitos

O Comando Territorial da Guarda nacional do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, constituiu como arguida uma...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Delães em festa para celebrar a Nossa Senhora das Candeias a 24 e 25 de maio

A freguesia de Delães, no concelho de Famalicão, está em festa nos dias 24 e 25 de maio (sábado e...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Carlos Abreu de Castelões ordenado diácono por D. José Cordeiro

Este domingo, a Arquidiocese de Braga deu as boas vindas a quatro novos diáconos, que foram ordenados na Sé Primaz,...

Arquivo

Mais Vistos