Os alunos da Escola Básica de Vale S. Cosme, em Vila Nova de Famalicão, ganharam esta terça-feira um novo aliado no desenvolvimento e promoção da aprendizagem e da leitura. A instituição educativa do Agrupamento de Escolas D. Maria II abriu hoje as portas da nova biblioteca escolar, a sexta do agrupamento e a 30.ª do concelho a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares.
O momento decorreu sob o olhar atento e feliz do presidente da autarquia, Mário Passos, que enalteceu a importância das bibliotecas escolares “na promoção de um processo de ensino-aprendizagem de sucesso”. “Para além de tudo aquilo que é estrutural numa escola, acreditamos que existem outras ferramentas, outros espaços, como é o caso das bibliotecas escolares, tão ou mais importantes para que as nossas crianças se sintam estimuladas e incentivadas”, referiu o edil, que não escondeu o desejo de continuar a ampliar a rede concelhia de bibliotecas escolares.
O presidente da Junta de Freguesia, Bernardino Martins, a diretora da Escola Básica, Teresa Sousa, e a diretora do Agrupamento, Cândida Pinto, eram os rostos da felicidade. A importância de despertar o gosto pela leitura e o esforço desenvolvido pelo corpo docente e não docente e pelos encarregados de educação da Escola de São Cosme para que este espaço se concretizasse foram alguns dos aspetos enaltecidos pelos responsáveis.
Refira-se que o município de Vila Nova de Famalicão disponibilizou e preparou o espaço para o efeito. O fundo documental disponível nesta Biblioteca Escolar, que foi financiado pela Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, é composto por mais de 800 documentos e toda a sua coleção recebeu, previamente, o devido tratamento documental, que foi efetuado pela equipa técnica da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. A coleção desta Biblioteca Escolar encontra-se integrada no Catálogo Bibliográfico Concelhio Online e pode ser consultada através da internet, no site da Biblioteca Municipal.
Para além do envolvimento da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e do Município de Vila Nova de Famalicão, a Biblioteca Escolar da Escola Básica de Vale S. Cosme foi ainda apoiada pela Junta de Freguesia e pela Associação de Pais.