Siga-nos nas redes

Desporto

Famalicense Arcélio Couto e piloto Paulo Oliveira concluíram 4.º dia de competições em percurso de 600 quilómetros

Publicado

em

Terminado mais um dia de provas, o 4.º do Rali Dakar 2024, verificam-se mudanças na classificação da prova de clássicos, com especial foco para dupla do piloto Paulo Oliveira, acompanhado pelo já experiente navegador Arcélio Couto de Famalicão.

Nesta etapa, que totalizou quase 600 quilómetros, a equipa liderada pelo moçambicano Paulo Oliveira registou uma queda para a 15.ª posição, depois de ter terminado no 10.º lugar o desafio do dia anterior, ao comando do seu UMM Alter 4×4.

Depois de cumprida uma “etapa-maratona” de 600 qulómetros, esta segunda-feira, a dupla iniciou, ainda de madrugada mais um desafio com um número de quilómetros semelhante que terminou da melhor forma, refere Paulo Oliveira.

Por seu lado, o famalicense Arcélio Couto destaca o desempenho notável do seu colega de equipa que percorreu as dunas do deserto sem qualquer percalço evitando ao mesmo tempo o aquecimento excessivo do seu “cavalo de corrida”, um lendário UMM 4×4 especialmente “reforçado” para uma jornada deste tipo.

 O piloto chileno Jose Ignacio Cornejo (Honda) venceu esta etapa da 46.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, entre Al-Salamiya e Al-Hofuf, na Arábia Saudita, e é o novo líder.  

O piloto da equipa oficial da Honda, gerida pelo português Ruben Faria, concluiu os 299 quilómetros cronometrados de hoje com o tempo de 2:51.11 horas, deixando o segundo classificado, o norte-americano Ricky Brabec (Honda) a 2.59 minutos, com o argentino Kevin Benavides (KTM) em terceiro, a 3.18.

Rui Gonçalves (Sherco), na oitava posição, foi o melhor português na etapa de hoje. António Maio (Yamaha) foi 22.º e Bruno Santos (KTM) o 35.º. Mário Patrão (Honda), em 52.º, foi hoje o segundo classificado dos veteranos, classificação que lidera com quase duas horas de vantagem.

Na geral das motas, ‘Nacho’ Cornejo assumiu a liderança, por troca com Ross Branch (Hero), que está, agora, a 1.15 minutos. Atrás do piloto do Botswana está Ricky Brabec, a 4.56 minutos do líder.

Rui Gonçalves é 14.º, a 54.28 minutos.

Nos automóveis, o francês Sébastien Loeb (BRX) conquistou uma etapa da prova pela 24.ª vez, primeira nesta edição. O antigo piloto de ralis, nove vezes campeão mundial, é o quinto piloto diferente a vencer nesta edição do Dakar em cinco dias de prova já disputados (incluindo o prólogo).

Loeb gastou 2:36.02 horas, deixando o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota) na segunda posição, a 1.08 minutos. O qatari Nasser Al-Attiyah (BRX) foi o terceiro, a 1.22.

O navegador Paulo Fiúza, que acompanha o lituano Vaidotas Zala (Mini), terminou na oitava posição.

Na geral, Al-Rajhi mantém o comando, com 4.29 minutos de avanço para o espanhol Carlos Sainz (Audi), com Al-Attiyah em terceiro, a 11.03.

Nos SSV, os veículos ligeiros derivados de série, o português João Ferreira (Can Am) liderava a tirada ao quilómetro 156.

Na quarta-feira disputa-se a quinta etapa da prova, entre Al-Hofuf e Shubaytah, com 645 quilómetros, 118 deles cronometrados. É o regresso do mar de dunas do Quarto Vazio, o deserto da Arábia Saudita.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 7 horas

Crime: Suspeito de homicídio em Braga fica em prisão preventiva

Mateus Marley Machado, suspeito de ter assassinado um jovem de 19 anos no passado fim de semana em Braga, foi...

Sociedadehá 12 horas

Trofa: Suspeitos filmados a assaltar viaturas em garagem

Dois homens foram apanhados pelas câmaras de videovigilância enquanto arrombavam viaturas numa garagem situada no centro da Trofa. Ao aperceberem-se...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Árvore cai com rajada de vento e causa danos em Famalicão

Este sábado ficou marcado pela queda de uma árvore de grande porte na Avenida de França, em Vila Nova de...

Paíshá 16 horas

Maioria dos detidos na operação de Páscoa conduzia sob efeito de álcool ou sem carta

No âmbito da Operação Páscoa Segura 2025, nas áreas da responsabilidade da PSP a nível nacional, foram efetuadas 686 detenções...

Paíshá 16 horas

Neve encerra acessos ao maciço da Serra da Estrela

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, a circulação está interrompida em...

Sociedadehá 17 horas

Euromilhões: Páscoa deixa ‘ovos de ouro’ em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio 031/2025 do Euromilhões desta sexta-feira, 18 de abril. Contudo, há boas notícias para...

Famalicãohá 1 dia

Páscoa 2025: Recriação do Julgamento de Jesus

Reveja a recriação do Julgamento de Jesus, na antiga Igreja Matriz de Famalicão. Para esta noite de sexta-feira santa, estava...

Sociedadehá 1 dia

Veja os Golos! FC Porto 2 – 1 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão perde esta tarde com o FC Porto por duas bolas a uma no Estádio do...

Bragahá 1 dia

Suspeito é presente este sábado a interrogatório no Tribunal de Famalicão

O Palácio de Belém emitiu hoje uma nota oficial, informando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contactou...

Regiãohá 1 dia

Autarca de Vizela sob investigação por alegada violência doméstica

O presidente da Câmara Municipal de Vizela e líder da Federação de Braga do Partido Socialista, Victor Hugo Salgado, encontra-se...

Arquivo

Mais Vistos