O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do distrito de Braga levou a cabo um cojunto de operações, entre os dias 30 de dezembro a 5 de janeiro que visaram o combate à criminalidade, segurança rodoviária e fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.
Assim, neste período procederam á detenção de 20 condutores que se encontravam sob efeito do álccol, dois por condução sem habilitação legal, outro pelo crime de violência doméstica e outro por posse de uma arma proibida.
No que diz respeito ao trãnsito, detetaram 714 infrações, sobretudo relacionadas com excesso de velocidade (116) e falta de inspeção dos veículos (79).
Destaque ainda para contraordenações por excesso de peso, estacionamento indevido, falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, falta de seguro de responsabilidade civil, infrações de iluminação e sinalização, uso indevido do telemóvel no exercício da condução e condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.
Os militares da GNR registaram ainda 84 acidentes, dos quais resultaram uma vítima mortal e 18 feridos ligeiros.