Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Alerta amarelo devido às baixas temperaturas até quarta-feira

People brave the cold weather as they make their way through New York on January 5, 2018. The National Weather Service said early Friday that very cold temperatures and wind chills will follow for much of the eastern third of the US through the weekend. A cold wave gripping a large section of the United States had already been blamed for a dozen deaths. / AFP PHOTO / Jewel SAMADJEWEL SAMAD/AFP/Getty Images

Por causa da persistência de valores baixos da temperatura mínima vai estar em vigor até às 09:00 de quarta-feira, nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Aveiro, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora e Beja o aviso amarelo.

No distrito de Faro o aviso amarelo por causa do tempo frio vai prolongar-se até às 09:00 de hoje.

Na terça-feira, o aviso amarelo por causa do frio vai estender-se aos distritos de Leiria e Setúbal (até às 09:00 de quarta-feira).

O IPMA emitiu para hoje um aviso vermelho, o mais grave, para a costa sul e as regiões montanhosas da Madeira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros fortes.

Na costa sul, o aviso vermelho estende-se entre as 12:00 e as 15:00 e nas regiões montanhosas entre as 11:00 e as 17:00.

Antes, desde as 09:00, estas duas regiões estarão sob aviso laranja, o segundo mais grave, igualmente devido à chuva.

Também a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo ficarão sob aviso laranja, (o segundo mais grave) entre as 09:00 as 15:00 de hoje devido à chuva.

Com exceção da costa norte, todo o resto do arquipélago está hoje sob aviso amarelo por causa do vento forte que pode chegar aos 90 quilómetros por hora nas regiões montanhosas e aos 70 quilómetros por hora nas restantes.

O aviso vermelho do IPMA corresponde a uma “situação meteorológica de risco extremo” e é pedido às pessoas que se mantenham “regularmente ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)”.

O IPMA colocou ainda o grupo oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria) sob aviso laranja até as 09:00 locais (10:00 em Lisboa) devido à precipitação forte, podendo ser acompanhada de trovoada, passando depois a amarelo até às 12:00 (13:00 em Lisboa).

O grupo oriental está também sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje (13:00 em Lisboa) devido ao vento forte.

Os avisos do IPMA variam entre o vermelho, o mais grave, o laranja e o amarelo, sendo que este último, o menos grave, significa que se está perante uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica e que a população deve acompanhar a evolução das condições meteorológicas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version