Na passada segunda-feira, dia 2 de janeiro, iniciaram o período de formação 33 médicos no Centro Hospitalar do Médio Ave, sendo 25 para formação geral e 8 para formação específica. Os novos internos são oriundos de diversas escolas de medicina portuguesas.
A colocação dos novos internos do ano comum no CHMA, que decorre pelo período de um ano, findo o qual seguem para a especialidade, irá permitir que desenvolvam na instituição a sua formação prática em diversas áreas como a Medicina Interna, Cirurgia Geral e Pediatria/Ginecologia, sendo também um reconhecimento de que o Centro Hospitalar dispõe de qualidade e capacidade técnica para colaborar na formação médica.
Relativamente aos internos que encetaram agora a especialidade, prosseguem agora sua formação específica nas áreas de Medicina Interna (5), Pediatria (1), Ginecologia/Obstetrícia (1) e Cirurgia Geral (1). A duração desta fase de formação é variável (entre 4 e 6 anos) e, depois de completada com sucesso, confere ao médio o título de especialista.
É de salientar que o CHMA tem idoneidade formativa reconhecida para a formação especifica a médicos de Medicina Interna, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Patologia Clínica e Cirurgia Geral. Além disso, o CHMA contribui também para os estágios do 5º ano de Anestesiologia, para a formação de Médicos de Medicina Geral e Familiar, nomeadamente através de estágios no Serviço de Saúde Mental, ORL, Medicina Física e Reabilitação, Pneumologia e Serviço de Urgência.