Site icon Fama Rádio e Televisão

No carro, Fama Rádio chega aos 3% da audiência nacional

No início desta semana, a Fama Rádio atingiu os 3% da audiência média nacional no automóvel, informou o reporte da DTS Autostage, a plataforma que agora permite medir as audiências do FM nas viaturas equipadas com a tecnologia.

De uma significativa amostra de aproximadamente 20 mil sessões a nível nacional, contabilizadas na passada segunda-feira, dia 2 de dezembro de 2024, a Fama Rádio conseguiu “picar” as seis centenas, o que representa um alcance de 3% da audiência de rádio no automóvel, em Portugal.

A estação que emite, a partir de Famalicão, em 96.5 FM; e a partir de Santo Tirso, em 105 FM; tem a sua audiência espalhada por uma área que cobre 23 concelhos, com os principais focos (chamados de “zona de calor”) localizados nas cidades de Vila Nova de Famalicão (95% do concelho), Santo Tirso (90%), Porto (80% do concelho), Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Maia, Trofa, Ermesinde e Vila Nova de Gaia (Norte). Segue-se uma “zona amarela” composta por Braga, Guimarães, Barcelos, Esposende, Vizela, Vila Verde e Matosinhos. Ainda com uma expressão significativa, a Fama Rádio é ouvida em localidades como Fafe, Felgueiras, Paços de Ferreira, Amarante, Penafiel, Marco de Canaveses e Amares.

Sistema conecta FM ao 4G e 5G

O DTS Autostage promete revolucionar a Rádio e a forma como esta consegue contabilizar as suas audiências reais nos novos veículos que, desde 2023, têm vindo a sair para o mercado mundial com esta tecnologia, que de resto, já recebeu o reconhecimento da APR (Associação Portuguesa de Radiodifusão), que representa cerca de duas centenas de estações portuguesas; assim como do Grupo Renascença, que integra a Associação de Rádios de Inspiração Cristã. Na prática, os automóveis recebem o sinal das rádios por Frequência Modulada e o dispositivo informa a API da plataforma por via da rede de dados móveis, conseguindo assim apurar com maior exatidão as audiências na estrada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version