Siga-nos nas redes

Economia

Idade para o acesso à reforma passa para os 66 anos e 9 meses em 2026

Publicado

em

A idade legal de acesso à reforma vai avançar para os 66 anos e nove meses em 2026, segundo uma portaria hoje publicada, confirmando os valores estimados com base nos dados da esperança média de vida divulgados pelo INE.

“A idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral de segurança social em 2026 […] é 66 anos e 9 meses”, lê-se na portaria do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social publicada hoje em Diário da República e com produção de efeitos a 01 de janeiro.

Estes 66 anos e nove meses correspondem a uma subida de dois meses face à idade normal de acesso à reforma a partir de janeiro de 2025.

Na prática isto significa que os trabalhadores que não estão abrangidos pelo regime das muito longas carreiras contributivas nem pelo regime de flexibilização da idade da reforma aplicável a quem aos 60 anos de idade completa 40 anos de descontos, terão uma penalização se optarem por reformar-se antes dos 66 anos e nove meses de idade.

A idade normal de acesso à pensão de velhice varia em função da esperança média de vida aos 65 anos de idade, indicador publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Foi com base nestes dados que a idade normal de acesso à reforma foi fixada nos 66 anos e sete meses em 2025 e que agora foi fixada nos 66 anos e nove meses para quem se reforme em 2026.

O diploma hoje divulgado confirma também que quem se reforme antecipadamente em 2025 terá uma penalização, por via do fator de sustentabilidade, de 16,9%, a que se soma ainda um corte de 0,5% por cada mês de antecipação face à idade normal de acesso.

“O fator de sustentabilidade a aplicar […] ao montante estatutário das pensões de velhice do regime geral de segurança social iniciadas em 2025 é de 0,8307”, refere o diploma, valor que resulta nos referidos 16,9%.

Aqueles 16,9% comparam com o corte de 15,8% aplicado a quem em 2024 se reformou antecipadamente.

O sistema de pensões atualmente em vigor comporta, contudo, várias situações em que o corte pelo fator de sustentabilidade não é aplicado, mesmo que a pessoa aceda à pensão antes da idade normal.

Estão neste caso as pessoas que, enquanto têm 60 anos de idade completam 40 anos de carreira contributiva, sendo que nesta situação se lhes aplica a penalização de 0,5% por cada mês de antecipação.

Já quem reúne as condições previstas no âmbito do regime das muito longas carreiras contributivas – onde estão os trabalhadores com 60 ou mais anos de idade e 46 ou mais anos de descontos e começaram a trabalhar antes dos 16 anos – podem reformar-se sem qualquer penalização.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Guimarãeshá 17 minutos

Guimarães: Suspeito de furto em estabelecimento comercial detido pela GNR

A Guarda Nacional Republicana procedeu à detenção de um homem de 47, na última sexta-feira, por furto em estabelecimento comercial,...

Famalicãohá 52 minutos

Chuvas esperadas para esta Sexta-Feira Santa. Temperaturas mínimas vão descer até aos 6 graus

Com a aproximação do final desta semana, assinalada pelas celebrações da Páscoa, as previsões meteorológicas para a região não são...

Economiahá 1 hora

Famílias estão a cortar na alimentação para pagar rendas. Pedidos de ajuda aumentaram 67%

O número de pedidos de ajuda por dificuldade em pagar a renda aumentou no primeiro trimestre 67% face ao mesmo...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: ARTAVE leva Concerto de Páscoa à Igreja Matriz Nova esta quarta-feira

A Orquestra Projeto ARTAVE convida para um concerto de Páscoa, a realizar esta quarta-feira, nos quais irá interpretar Adágio e...

Famalicãohá 2 horas

Peregrinos de Famalicão iniciam mais uma jornada de fé até ao Santuário de Fátima a 05 de maio

Com a aproximação do mês de maio, o grupo Peregrinos de V.N. Famalicão encontra-se em preparação para mais uma jornada...

Bragahá 3 horas

UMinho encerra Bar Académico de Braga por tempo indeterminado após novo incêndio

O Bar Académico, em Braga, foi encerrado por tempo indeterminado, na sequência dos incidentes da madrugada de sábado, que resultaram...

Paíshá 15 horas

Transportes: Comboios em greve a 07 e 08 de maio

Vários sindicatos representativos dos trabalhadores da CP – Comboios de Portugal entregaram hoje um pré-aviso de greve na transportadora, para os dias...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Radares da PSP controlam velocidade a partir das 08:30 na EN14

Os radares de controlo de velocidade da Polícia de Segurança Pública marcam presença em Famalicão, esta quarta-feira, na Estrada nacional...

Bragahá 17 horas

Fafe: Homem gravemente ferido após queda de 15 metros de um veículo

Um homem com cerca de 30 anos ficou gravemente ferido, na tarde desta terça-feira, após a queda de um veículo...

Desportohá 18 horas

Árbitro João Pinheiro vai dirigir jogo dos quartos de final da Liga Conferência entre Fiorentina e Celje

O português João Pinheiro foi nomeado pela UEFA para arbitrar na quinta-feira o jogo entre a Fiorentina e o Celje,...

Arquivo

Mais Vistos