Siga-nos nas redes

Economia

Portugal é o 4º país da UE com mais impostos na fatura da eletricidade doméstica

Publicado

em

“A componente de taxas e impostos, que integra os CIEG [Custos de Interesse Económico Geral], apresenta para Portugal um peso de 46% do preço total pago pelos consumidores”, sendo apenas superado na Dinamarca (peso de 66%), Alemanha (53%) e Finlândia (47%), diz um resumo informativo feito pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) com base nos dados publicados hoje pelo Eurostat sobre os preços da energia até junho.

“A componente de taxas e impostos é a quarta mais elevada da Europa, essencialmente devido aos designados CIEG, que resultam de opções de política energética e que representam 27% do preço final”, refere a ERSE.

De acordo com o regulador, para os restantes países da UE não é possível identificar estes custos de forma desagregada das taxas e impostos, uma vez que o Eurostat não publica essa informação.

Excluindo as taxas de impostos, e comparando apenas as componentes de energia e redes para o consumidor (na banda de consumo DC, entre os 2.500 e 5.000 quilowatt/hora (kWh) anuais, que é a mais representativa em Portugal), a ERSE refere que “Portugal está entre os países em que a componente de energia e redes é menor, com preços inferiores aos de Espanha e aos da AE [Área do Euro] e da UE”.

“No segmento doméstico, a componente de energia e redes mantém-se entre as mais reduzidas da União Europeia, correspondendo a 54% do preço final”, precisa.

Já no segmento não-doméstico a componente de energia e redes representa 70% do preço final (sem IVA) e a componente de taxas e impostos é a quinta mais elevada da União Europeia, essencialmente devido aos CIEG, que representam 29% do preço final (sem IVA).

Da análise feita pelo regulador resulta ainda que, no primeiro semestre deste ano, Portugal registou uma descida dos preços de eletricidade no segmento doméstico, face ao semestre homólogo de 2019, e uma subida dos preços de eletricidade no segmento não doméstico.

“Para os consumidores domésticos, observam-se preços médios superiores em Espanha, na Área do Euro e na média dos países da União Europeia (cerca de 12%, 7% e 0,5% acima dos de Portugal). Para consumidores não-domésticos apenas os preços médios em Espanha são ligeiramente inferiores aos observados em Portugal”, refere.

O preço médio na banda de consumo DC (a mais representativa em Portugal para os consumidores domésticos) registou uma redução de 1,4% face ao semestre homólogo de 2019, enquanto na banda IB (a mais representativas para os consumidores não domésticos) ocorreu um acréscimo de 2%.

“Comparativamente a Espanha, à Área do Euro e à média da União Europeia, Portugal apresenta um preço médio inferior para ambos os segmentos”, nota a ERSE, acrescentando que “este diferencial de preços é mais acentuado face aos preços da Área do Euro, com preços 6% acima dos de Portugal para os consumidores domésticos e 13,6% acima dos de Portugal para os consumidores não-domésticos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 11 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 16 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 17 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 17 horas

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 1 dia

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 1 dia

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 1 dia

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na freguesia de Lousado,...

Arquivo

Mais Vistos