Siga-nos nas redes

Economia

Grande parte das empresas considera medidas para combate à crise “insuficientes”

Publicado

em

Quarenta e nove por cento das empresas considerou insuficientes as medidas do Governo no combate à crise provocada pela pandemia, demonstra um inquérito apresentado hoje pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

O inquérito é o décimo feito no âmbito do “Projeto Sinais Vitais”, desenvolvido pela CIP em parceria com o Marketing FutureCast Lab do ISCTE, que abrangeu 513 empresas, a maioria micro e pequenas empresas.

Segundo o documento, as novas medidas para combater a pandemia são consideradas insuficientes por 49% dos empresários inquiridos, com 27% a considerarem-nas adequadas e 24% demasiado restritivas.

Em causa estão as medidas anunciadas até à realização do inquérito, que se realizou entre 06 e 11 de novembro, pelo que “não estarão refletidas na totalidade as restrições ao abrigo do novo estado de emergência” que entrou em vigor no dia 09, explicou Pedro Esteves, professor do ICSTE e um dos responsáveis técnicos pelo estudo.

Isto significa que as perspetivas dos empresários deverão piorar nos próximos tempos devido às novas restrições, acrescentou.

De acordo com o inquérito, 68% das empresas preveem uma queda do volume de vendas em média de 40% nos últimos dois meses de 2020 face ao período homólogo, enquanto apenas 10% preveem um crescimento de 20% em média.

“Estes valores pioraram este mês”, já que no mês anterior 60% das empresas previam uma diminuição de vendas, sublinha a CIP.

Também as expectativas quanto à evolução dos recursos humanos nos últimos dois meses do ano agravaram-se, com 21% das empresas a anteverem diminuir o número de trabalhadores (em média de 24% do número de efetivos), contra 17% no mês anterior.

Por outro lado, 75% das empresas esperam manter o número de trabalhadores até final do ano e 4% antecipam um aumento de 15%, em média.

Também a expectativa quanto ao investimento piorou face ao mês anterior, com 46% dos empresários a preverem uma redução face a 2019, em média de 53%.

No mês anterior, a percentagem de empresas a pensar diminuir o investimento era de 39%.

Quanto ao barómetro, os dados mostram que a opinião das empresas sobre os apoios do Estado piorou, com 83% das empresas a afirmarem que estão “aquém ou muito aquém” do que necessitam, contra 77% no mês anterior.

“Quatro em cada cinco empresários consideram que as medidas de combate à crise económica estão aquém ou muito aquém do necessário, o que tem sido recorrente ao longo dos meses e que é muito preocupante”, salientou o vice-presidente da CIP, Óscar Gaspar, realçando que o inquérito foi feito já depois de ser conhecida a proposta de Orçamento do Estado para 2021.

“O Orçamento do Estado não é suficiente para resolver uma série de questões das empresas”, acrescentou Óscar Gaspar.

Segundo o barómetro, 61% das empresas indicam que as vendas caíram em outubro face ao mesmo mês de 2019 (em média 39%), enquanto 27% mantiveram as vendas e 12% aumentaram (em média 25%).

Por outro lado, a pandemia levou a uma abertura a novos clientes, com 36% das empresas a registaram vendas a novos clientes em outubro face ao período homólogo.

Os novos clientes representam, em média, 15% das vendas de outubro, indica o documento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 13 horas

Póvoa de Varzim tem 8 praias certificadas com Bandeira Azul nesta época balnear

Mais de 400 praias portuguesas têm este ano bandeira azul, mais seis do que no ano passado, anunciou a Associação...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão: “Guardião” Ivan Zlobin prevê mais uma “boa exibição” final de época

O FC Famalicão está em contagem decrescente para a sua derradeira partida desta edição da Primeira Liga de futebol nacional,...

Desportohá 15 horas

Famalicão: Professor Mário Oliveira é o único português entre os “100 Educator of the Year” da FIDE

Mário Oliveira, ex-professor das Escolas Didáxis de Vale S. Cosme e Riba de Ave, assim como do Colégio do Ave,...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão espera sol e subida das “máximas” para os 22 graus esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol e subida dos valores dos termómetros, de acordo com as previsões do...

Bragahá 16 horas

Santos Populares: Já cheira a São João na cidade dos arcebispos

A cidade de Braga está em contagem decrescente para celebrar o seu santo padroeiro, São João, que assinala a despedida...

Barceloshá 17 horas

GNR: Homem de 53 anos detido por posse ilegal de armas em Barcelos

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Barcelos, procedeu à detenção de um...

Desportohá 18 horas

Rally de Portugal: Famalicense Pedro Almeida pronto para disputar lugar no ‘top’ nacional

O piloto famalicense Pedro Almeida está pronto para um dos momentos mais importantes desta época competitiva, o Rally de Portugal,...

Mundohá 19 horas

Primeira publicação de Papa Leão nas redes sociais expressou desejo de paz “nos corações” de todas as pessoas e famílias

O Papa Leão XIV decidiu comunicou com os fieis através das redes sociais, recorrendo á conta oficial do papado no...

Póvoa de Varzimhá 20 horas

Póvoa de Varzim: Mulher abordada pela GNR com mais de 500 artigos contrafeitos

O Comando Territorial da Guarda nacional do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, constituiu como arguida uma...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Delães em festa para celebrar a Nossa Senhora das Candeias a 24 e 25 de maio

A freguesia de Delães, no concelho de Famalicão, está em festa nos dias 24 e 25 de maio (sábado e...

Arquivo

Mais Vistos