Siga-nos nas redes

Economia

Setor da restauração manifesta-se no Porto contra medidas do Governo

Publicado

em

O Movimento a Pão e a Água, que reúne empresários da restauração, comércio e hotelaria, concentra-se hoje na Avenida do Aliados, no Porto, para exigir apoios a fundo perdido, redução de impostos e a reposição dos horários de trabalho.

“No que diz respeito a solucionar o problema (ou pelo menos atenuá-lo), o setor exige apoios financeiros (a fundo perdido) de forma a compensar os prejuízos que tem vindo a acumular. Estamos mais unidos do que nunca e o nosso pretexto só termina quando as medidas forem efetivamente aplicadas”, assinala o grupo num comunicado.

O movimento questiona como é possível a um negócio, estando fechado, e sem data de abertura prevista, poder fazer uma gestão eficaz dos seus recursos e ao mesmo tempo suportar encargos fixos mensais.

“A matemática é simples e os números não mentem”, destacam.

Os empresários dizem que quiseram “acreditar que o pior já tinha passado e que tudo iria voltar ao normal em breve”.

“Nunca estivemos tão enganados. Entretanto, as contas acumulam-se e o duradouro silêncio do Estado é avassalador”, lamentam.

Para atenuar as dificuldades sentidas, os empresários exigem a adoção de um conjunto de 16 medidas, entre as quais a atribuição de apoios imediatos, a fundo perdido, aos bares e discotecas, eventos, restauração e comércio, pela redução de horário, bem como, a todos os fornecedores diretos e indiretos.

Pede-se ainda a reposição dos horários de restaurantes, bares e comércio local e defende-se a isenção da Taxa Social Única (TSU), a redução no pagamento das rendas e do IVA determinando o pagamento automático em seis prestações.

Os empresários exigem igualmente a abertura imediata e injeção direta nas empresas, sem a contrapartida de ter os pagamentos às Finanças e à Segurança Social em dia, e de defendem o acesso dos sócios-gerentes ao lay-off.

O movimento quer também o reforço imediato das linhas de crédito, retirando limitação de acessos às novas linhas a quem já recorreu às linhas anteriores, a isenção de impostos nas rendas dos imóveis arrendados, durante o período de proibição de exercício da atividade e prolongamento dos contratos de arrendamento, com duração de mais de três anos.

Por outro lado, pede-se a anulação de multas por pagamento atrasado de impostos e o prolongamento dos apoios da Segurança Social aos trabalhadores independentes.

O movimento informal, que junta empresários de vários setores, concentrar-se hoje, pelas 16:00, na Avenida dos Aliados, tendo a expectativa de ser recebido na autarquia.

O Movimento a Pão e Água defendeu hoje que é tempo de Câmara do Porto devolver “os 30 milhões de euros” arrecadados com a taxa turística, distribuindo-os pelos setores da restauração, comércio e hotelaria em forma de apoio.

O movimento informal que junta empresários de vários setores, volta a concentrar-se sexta-feira, pelas 16:00, na Avenida dos Aliados, tendo a expectativa de ser recebido na autarquia.

“Vamos perguntar à Câmara do Porto onde é que está a taxa turística. Para que é que ela serve, se não para um momento destes”, afirmou, na quinta-feira, Pedro Maia, empresário da restauração e membro do movimento.

Em declarações à Lusa, o Movimento a Pão e Água defendeu que é tempo de Câmara do Porto devolver “os 30 milhões de euros” arrecadados com a taxa turística, distribuindo-os pelos setores da restauração, comércio e hotelaria em forma de apoio.

Em Portugal, morreram 3.181 pessoas dos 198.011 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 25 minutos

ATUALIZAÇÃO: Mulher de 90 anos atingida por espelho retrovisor. Condutor está em fuga

A tarde desta quinta-feira ficou marcada pelo atropelamento de uma mulher de 90 anos, na rua da Lameira, na vila...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Sol, céus limpos e temperaturas máximas de 18 graus esta sexta-feira

Famalicão espera um novo dia de sol e céus limpos com temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões do...

Desportohá 2 horas

Liga Revelação: FC Famalicão já conhece o calendário para a Fase de Apuramento de Campeão

A equipa sub-23 do FC Famalicão já ficou a conhecer o seu calendário para a fase de apuramento de campeão...

Famalicãohá 2 horas

Motociclista ferido após despiste na Rua da Agra Nova em Ribeirão

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência do despiste de um motociclo, na Rua da Agra Nova,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Mulher de 90 anos ferida após atropelamento em Joane

Uma mulher de 90 anos foi atropelada, na tarde desta quinta-feira, na Rua Lameiro, em Joane, no concelho de Famalicão....

Economiahá 3 horas

Natal: Portugueses compraram mais produtos nos supermercados do que em 2023. Alimentação representa “maior fatia”

Um estudo de mercado recente, realizado pela Nielsen, coloca em evidência alguns dos hábitos dos consumidores em Portugal. Perante este,...

Famalicãohá 4 horas

Esmeriz e Cabeçudos apresentam o seu 26.º Concerto de Natal este domingo

A união de freguesias de Esmeriz e Cabeçudos convida a comunidade para o seu 26.º Concerto de Natal, que decorre...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Greve dos trabalhadores da Resinorte afetada por decisão do tribunal

A greve dos trabalhadores da Resinorte “não está a ter impactos visíveis” na recolha do lixo, porque o tribunal arbitral...

Paíshá 6 horas

Autoridades desmantelaram rede que introduzia em Portugal cocaína e haxixe

A Guardia Civil desmantelou uma rede internacional que introduziu em Portugal e Espanha “grandes quantidades” de cocaína e haxixe provenientes...

Regiãohá 6 horas

Fenómeno natural foi prenda de Natal inesperada nos céus de Vila do Conde

Um artista fotográfico captou um fenómeno pouco habitual nos céus de Vila do Conde, nomeadamente na praia de Vila Chã,...

Arquivo

Mais Vistos