Site icon Fama Rádio e Televisão

Consumo de combustíveis aumentou 10,46% em setembro de 2021

O consumo de combustíveis aumentou 10,46% em setembro, num “contexto de progressiva normalização” do país e da economia, adiantou hoje a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), em comunicado.

Assim, segundo a entidade, “as introduções ao consumo [registos efetuados, para efeitos fiscais, pelos comercializadores grossistas de combustível] registadas em Portugal no mês de setembro continuaram a trajetória de subida e recuperação face a um contexto de progressiva normalização do funcionamento do país e da generalidade das atividades económicas”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Desta forma, “no mês de setembro de 2021, as introduções ao consumo, registadas junto da ENSE através do Balcão Único da Energia, totalizaram 649.171 toneladas, o que representou uma subida de 61.456 toneladas (+10,46%) face ao verificado em setembro de 2020”.

De acordo com a entidade, “há uma subida homóloga em relação a todos os produtos, destacando-se a recuperação no JET (+38.245 toneladas ou + 67,13%)”.

Analisando o consumo no mesmo período de 2019, a ENSE constatou que a “gasolina e o gasóleo (sem JET) registam já valores superiores ao período pré-pandémico com subidas, respetivamente, de 9,43% e 4,02%, sendo que, face aos valores ainda muito inferiores do JET, os valores totais mostram uma clara recuperação, mas ainda abaixo dos valores verificados em setembro de 2019”.

A ENSE concluiu ainda que, “analisando todo o período que vai de janeiro a setembro de 2021 face ao verificado em 2020”, é possível “concluir que houve um aumento homólogo de 1,81%, que mostra uma gradual normalização dos níveis de procura e consumo”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version