Siga-nos nas redes

Economia

Famílias podem contar com aumento no preço da eletricidade a partir de 2026

Publicado

em

As famílias em Portugal podem contar com um aumento do valor da conta de eletricidade entre este ano e 2030, informa a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta semana.

“A ERSE clarifica que o impacto tarifário nos preços finais de venda aos consumidores domésticos, resultante da proposta de Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Distribuição (RND) do setor elétrico, para o período 2026-2030 (PDIRD-E 2024), será, em média, de 0,1% (valor anualizado) entre 2025 e 2030”, informou o regulador, em comunicado.

Esta clarificação surge na sequência de uma notícia do Negócios, publicada na terça-feira, a dar conta de que os investimento da E-Redes vão agravar o preço da eletricidade.

A proposta de PDIRD-E 2024 sobre a qual a ERSE emitiu parecer, em 10 de abril, apresenta para o período de 2026 a 2030 um cenário de investimento num montante total de 1.607,6 milhões de euros a custos, tendo em vista a necessidade de responder aos desafios impostos às redes de distribuição com a descarbonização e eletrificação.

No parecer da ERSE, o impacto em termos de preços finais de venda a clientes finais, previsto para 2030 face a 2025, representa uma variação média anual entre 0,0% e 0,2% para os vários segmentos de clientes.

A ERSE estimou ainda que, no acumulado dos cinco anos, a proposta representa um aumento de 0,7% na fatura, mas sublinhou que esta variação “poderá ainda ser mitigada se a procura se revelar superior aos cenários adotados até 2030, como seja um ritmo mais acelerado, a médio prazo, da eletrificação da sociedade”.

O regulador da energia lembrou que em 2026 se inicia um novo período regulatório, que “representará uma oportunidade para o seu aperfeiçoamento tendo em vista a suavização dos impactes tarifários deste plano de investimento ao longo do período de regulação”.

Adicionalmente, acrescentou, este aumento não tem em consideração alterações de preços das restantes componentes que compõem o preço final dos clientes, esperando-se descidas nos sobrecustos da produção com remuneração garantida e no preço da energia nos mercados grossistas, “caso não surjam situações emergentes extraordinárias derivadas do contexto geopolítico internacional, o que poderá contribuir para mitigar os aumentos estimados pela ERSE”.

No parecer divulgado em 10 de abril, a ERSE tinha considerado que, no global, a proposta de PDIRD-E é adequada, mas apontou melhorias.

O regulador recomendou, assim, que seja realçado o nível em que se prevê recorrer a modelos dinâmicos de gestão inteligente das redes e que o operador da RND apresente uma estimativa anual da extensão da rede que prevê operar.

Por outro lado, sugere que o operador identifique novos casos de “potencial recurso” a soluções de flexibilidade e que aprofunde o seu conhecimento sobre metodologias de planeamento baseadas em critérios probabilísticos.

Já sobre o investimento na renovação de ativos, a ERSE considerou ser adequada a opção em adotar uma metodologia assente na condição física dos ativos em detrimento da sua idade, MAS defendeu que a resposta às necessidades de investimento deve ser desfasada no tempo, permitindo “alisar o impacto desse investimento em sede tarifária”.

“Sobre as necessidades de investimento com foco na qualidade de serviço técnica, não obstante o caminho já percorrido nesse domínio, a ERSE recomenda que, na versão final da proposta de PDIRD-E 2024, sejam identificadas situações de alimentação às redes de BT [baixa tensão] em que possa ser necessário proceder ao reforço da alimentação a partir da rede MT [média tensão]”, acrescentou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

EM DIRETO: Batalha das Flores transforma centro da cidade

Famalicão transformou-se hoje num jardim, com milhares de flores a colorir o centro da cidade. O desfile contou com a...

Famalicãohá 12 horas

Peregrinos de Famalicão chegam hoje ao Santuário de Fátima

Depois de vários dias de caminhada, mais de 100 peregrinos de Vila Nova de Famalicão chegam esta segunda-feira ao Santuário...

Desportohá 12 horas

Corrida Famalicão -Joane celebra hoje 25.ª edição

Realiza-se hoje, domingo, 11 de maio, a 25.ª edição do Famalicão Joane, uma prova desportiva que se tornou uma referência...

Paíshá 12 horas

Mais de 333 mil eleitores votam hoje antecipadamente

Este domingo, 333.347 eleitores recenseados em Portugal dirigem-se às urnas para votar antecipadamente em mobilidade, um número recorde desde que...

Sociedadehá 1 dia

Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio a Chaves

Tal como acontece todos os anos há 22 anos, os sócios e amigos do GR Gavião, Vila Nova de Famalicão,...

Sociedadehá 1 dia

Famalicão: Dois homens feridos em incêndio em vacaria

Um incêndio numa vacaria, esta manhã, em Outiz, Vila Nova de Famalicão, provocou ferimentos num militar da GNR de Famalicão...

Regiãohá 1 dia

Famalicão: Festa da Flor continua com concerto de Carolina Deslandes

O coração de Vila Nova de Famalicão está a viver mais uma Festa da Flor, que termina amanhã com a já icónica...

Famalicãohá 1 dia

Coligação Mais Ação, Mais Famalicão apresenta hoje candidatos às freguesias

A Coligação Mais Ação, Mais Famalicão (PSD, CDS-PP) vai apresentar, esta tarde, os candidatos às juntas de freguesia. A apresentação...

Desportohá 2 dias

FC Famalicão disputa penúltima jornada nos Açores

O O FC Famalicão joga esta tarde no terreno do Santa Clara.Na penúltima jornada do campeonato, a 33ª da I...

Desportohá 2 dias

Enea Mihaj está de saída do FC Famalicão. Capitão deixou mensagem emocionada

Enea Mihaj está em final de contrato com o FC Famalicão e já anunciou que vai deixar o clube no final da temporada....

Arquivo

Mais Vistos