Siga-nos nas redes

Desporto

Jovem invisual de Viana é a nova campeã do mundo de surf adaptado aos 16 anos

Publicado

em

A portuguesa Marta Paço sagrou-se este sábado campeã mundial de surf adaptado na classe VI1, para atletas com deficiência visual, no último dia do campeonato em Pismo Beach, no estado norte-americano da Califórnia.

Paço, de 16 anos, surfou para um total de 16,33 pontos, resultantes das suas melhores ondas do dia (8,50 e 7,83), deixando a espanhola Carmen Lopez no segundo lugar, com 7,53, e a norte-americana Barbie Pacheco no terceiro, com 2,77.

emissão em direto da famatv

A portuguesa, de resto, dominou a competição ante as duas adversárias, conseguindo as quatro melhores ondas da final. Isto é, mesmo sem as duas melhores waves, que lhe valeram o ouro, seria campeã mundial na mesma.

A adolescente natural de Viana do Castelo, atleta do Surf Clube de Viana, tinha conseguido uma medalha de bronze na estreia em Mundiais, em 2018, sagrou-se campeã europeia no ano seguinte e agora arrebatou o título de campeã mundial na sua classe.

Depois da vitória, “uma sensação de conquista e de recompensa”, afirmou a vontade de ser “uma embaixadora do surf adaptado”, tentando motivar mais pessoas a juntar-se à modalidade, explicou, citada em comunicado.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), João Aranha, destacou o trabalho dos clubes para o crescimento do surf adaptado no país e enalteceu Marta Paço como “o melhor talento mundial do ‘parasurfing’ na sua categoria”.

No último dia do ISA World Parasurfing Championship, em Pismo Beach, no estado norte-americano da Califórnia, o outro finalista português, Camilo Abdula, ficou de fora das medalhas, em ‘stand 1’, ao ser quarto na final, com uma pontuação total de 9,6, numa prova ganha pelo brasileiro Mike Richards, com 14,56.

Outro brasileiro, Jonathan Borba, foi prata, com 13,9, enquanto o havaiano Harrison Doi ficou com o bronze, com uma pontuação de 10,93.

Na sexta-feira, Nuno Vitorino foi eliminado nos quartos de final da classe prone 2, anunciando o final da carreira, com “uma sensação de dever cumprido”.

Vitorino, pioneiro do surf adaptado em Portugal, acabou por se resignar com o desaire, numa carreira em que se destaca a sua presença enquanto atleta paralímpico nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004 como nadador e ser fundador da Associação Portuguesa de Surf Adaptado.

O surf estreou-se este no programa dos Jogos Olímpicos, em Tóquio2020, mas não figura ainda no programa paralímpico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Segunda-feira com previsões de chuva e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, embora apenas entre as 13 e as 16:00, de...

Famalicãohá 3 horas

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, a circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia no centro da cidade de...

Paíshá 3 horas

Clarão nos céus foi um “bólide” que percorreu 500 quilómetros sobre Portugal e caiu no mar

Iluminou o céu de Portugal e Espanha. Os astrónomos classificam cientificamente de “bólide” o que foi visto na última noite....

Desportohá 4 horas

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 5 horas

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 8 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 8 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 9 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 9 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Arquivo

Mais Vistos