Siga-nos nas redes

Desporto

Vitória na Maratona do Porto suspensa por doping

Publicado

em

A homologação da vitória do queniano James Mwangui, com um recorde de 2:08.47 horas, na edição 2022 da maratona do Porto “está em suspenso”, disse hoje à agência Lusa o diretor-geral da Runporto, entidade organizadora do evento.

De acordo com o sítio oficial da Unidade de Integridade do Atletismo (UIA) na Internet, o atleta, de 29 anos, acusou em 21 de dezembro de 2022 o consumo de norandrosterona, que consta da lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidopagem (AMA).

“Ele deu positivo [num controlo antidoping], mas recorreu e até hoje, um ano depois, não sabemos mais nada. Por isso, [o título] ainda está em suspenso”, notou Jorge Teixeira, falando à margem da apresentação da 19.ª edição da tradicionalmente mais participada maratona portuguesa, que decorreu hoje no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto.

James Mwangui foi sinalizado pela segunda vez pela UIA, após já ter acusado o uso ou presença de testosterona, acabando por ser suspenso entre março de 2017 e março de 2021, sem que os seus resultados tivessem sido considerados ao longo desse período.

O queniano retirou 11 segundos à marca registada pelo compatriota Zablon Chumba em 2021 para renovar o recorde da maratona do Porto, ficando à frente dos etíopes Abraraw Misganaw Tegegne (2:10.29), Haymanot Alew (2:11.10) e Dadi Yami Gemeda (2:11.27).

“[O prémio] Só será pago depois da decisão final da World Athetics. É uma pena que isto aconteça um ano depois, mas o dinheiro está disponível. Nós já pagámos a toda a gente, tirando esse prémio. Naturalmente, vamos ter de ajustar as classificações e todos têm de subir um lugar, mas, neste momento, ainda não temos qualquer informação”, observou o dirigente da Runporto, organização que atribui 5.000 euros pelas vitórias na classificação geral masculina e feminina, com a renovação do recorde absoluto a render 3.000 euros.

Jorge Teixeira revelou ainda que Vanessa Carvalho herdou o triunfo feminino, volvida a desclassificação da queniana Alice Jepkemboi Kimutai, que tinha acusado o consumo de testosterona em setembro de 2022, quase dois meses antes da passagem por Portugal.

“A verdadeira vencedora passou a ser Vanessa Carvalho. Fizemos uma homenagem na sua terra natal, em Famalicão, aquando da apresentação da meia maratona local. A Alice Kimutai foi castigada. Isto só demonstra que a maratona do Porto pesa e quer a verdade desportiva. Ela foi controlada aqui e estava limpa, mas já tinha dado positivo dois meses antes da data. A World Athetics informou-nos que tínhamos de a desclassificar”, contou.

Alice Jepkemboi Kimutai precisou de 2:29.58 horas para completar o percurso de 42,195 quilómetros, que se dispersou entre Porto e Matosinhos, seguida de Vanessa Carvalho (2:35.24), da queniana Lydia Njeri Mathathi (2:36.38) e da lituana Lina Kiriliuk (2:40.53).

Perante a suspensão da corredora africana por três anos, com efeitos a partir de 16 de novembro de 2022, a atleta do Sporting de Braga tornou-se a primeira lusa a dominar a vertente feminina da maratona do Porto desde 2007 e sucedeu à etíope Kidsan Alema.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 8 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 10 horas

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 11 horas

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 13 horas

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 15 horas

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 16 horas

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Famalicãohá 17 horas

Joane transforma-se em “Vila de Natal” com magia e tradição

A Vila de Joane continua a viver a magia natalícia com a programação especial de “Joane Vila de Natal”, organizada...

Famalicãohá 1 dia

Ministra da Saúde elogia “projeto virado para o futuro”” da Misericórdia de Riba d’Ave

Um projeto virado para o futuro. Foi desta forma que a ministra da Saúde classificou o CIDIFAD – Centro de...

Famalicãohá 2 dias

Concerto sinfónico de Natal na igreja Matriz de Famalicão nesta sexta-feira

A magia da música natalina chega a Vila Nova de Famalicão esta sexta-feira, com um Concerto Sinfónico de Natal imperdível,...

Famalicãohá 2 dias

Presépio Vivo em Riba de Ave promete encantar nos dias 28 e 29 de dezembro

No próximo fim de semana, dias 28 e 29 de dezembro, o Parque do Adro da Igreja, em Riba de...

Arquivo

Mais Vistos