Siga-nos nas redes

Desporto

Portugal e Espanha criam liga de hóquei no gelo

Publicado

em

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) e a Real Federação Espanhola de Hóquei no Gelo assinaram no sábado um acordo de colaboração tendo em vista a organização de uma Liga Ibérica de hóquei no gelo.

“As mais altas instituições federativas de Espanha e Portugal da modalidade, com o apoio da Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF), assinaram ontem (sábado) um acordo que se inicia com a participação do Clube Português H.C. Porto na Liga Nacional Espanhola de Hóquei no Gelo (LNHH)”, pode ler-se em comunicado divulgado hoje.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo a nota, a assinatura do acordo teve lugar em Vilamoura, onde se realiza esta semana o Congresso Semi Anual da IIHF, e contou com o apoio do seu presidente Luc Tardif, tendo as duas federações manifestado, no papel, a intenção de desenvolver uma colaboração ativa para a promoção e desenvolvimento do hóquei no gelo em Espanha e Portugal.

“A primeira etapa deste acordo já está em curso e envolve a inclusão do Clube Português H.C. Porto na competição oficial da RFEDH: a Liga Nacional de Hóquei no Gelo (LNHH)”, refere o comunicado, acrescentando que a equipa portuguesa, já disputou os seus primeiros jogos nesta competição, que conta com um total de oito equipas participantes.

O acordo visa ainda permitir a ambas as federações consolidar as suas competições e equipas, criando a curto prazo uma Liga Ibérica de hóquei no gelo, com diferentes clubes de Espanha e Portugal, com Andorra como um possível terceiro país para completar o quadro.

“Este acordo com a FDI-Portugal é um grande passo para o futuro de todos os desportos no gelo que temos em comum. É importante ter o apoio da IIHF para a possível criação desta liga transfronteiriça entre Espanha e Portugal e, esperamos, no futuro, também Andorra. Queremos aumentar a competitividade da nossa liga e que, no futuro, outros países possam enviar equipas para a nossa competição. Tudo isto se resume em poder dar mais atividade aos nossos clubes e membros com a ajuda da federação portuguesa e trabalhar de mãos dadas para fazer crescer este projeto”, refere Frank Gonzalez, presidente da RFEDH, citado na nota.

Por seu turno, Pedro Flávio Martins, presidente da FDI-Portugal, realça igualmente a importância deste projeto.

“A relação que estamos a consolidar com a RFEDH é muito importante para nós, porque nos dá a oportunidade de participar numa liga de hóquei no gelo e de participar em competições que neste momento não temos em Portugal. Esta ligação com Espanha, que temos vindo a desenvolver há muitos anos, ajuda a promover o desporto na Península Ibérica. Esperamos que, no futuro, possamos fazer mais atividades em conjunto, com vista ao desenvolvimento do hóquei e das outras modalidade de gelo, em ambos os países”, referiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Incêndio em Vale S. Martinho provoca dois feridos

Um incêndio num anexo de uma habitação em Vale S. Martinho, mais precisamente na rua Eça de Queirós, provocou dois...

Paíshá 15 horas

Gasóleo desce três cêntimos e gasolina 1,5 cêntimos a partir de segunda-feira

Ao fim de seis semanas de ganhos, os preços dos combustíveis vão finalmente descer na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais...

Barceloshá 16 horas

Barcelos: Trabalhador cai de altura de nove metros e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave, este sábado, na sequência de uma queda de nove metros de um edifício em...

Famalicãohá 18 horas

Associação Famalicão em Transição debate futuro das linhas de água e o Ecoparque de Cabeçudos

A Associação Famalicão em Transição retoma, este sábado, as “Conversas TeT – Território em Transição”, com o tema “Que futuro...

Regiãohá 19 horas

Neve cobre de branco e beleza várias localidades

É verdade que falta pouco mais de um mês para a chegada da Primavera. Mas, esta sexta-feira e sábado a...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Atropelamento em Joane provoca ferimentos em mulher de 70 anos

Um atropelamento, na vila de Joane, Famalicão, provocou, este sábado, ferimentos a uma mulher de 70 anos. Não se sabe,...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria é palco, este fim de semana, das Solenidades do Senhor dos Passos

A freguesia de Arnoso Santa Maria celebra, este fim de semana, as Solenidades do Senhor dos Passos. Entre os eventos...

Desportohá 21 horas

FC Famalicão perde em Arouca e João Pedro Sousa diz que a sua equipa “encolheu-se” na primeira parte

O Famalicão perdeu, esta sexta-feira, contra o Arouca, por 3-2, num jogo em que os arouquenses completaram a reviravolta no...

Paíshá 21 horas

Euromilhões. Já sabe qual é a chave vencedora desta sexta-feira?

Os números 24 – 27 – 28 – 30 – 49 e as estrelas 1 e 12 é a chave...

Desportohá 1 dia

Veja os Golos! FC Arouca 3-2 FC Famalicão

Veja em baixo os lances de golo da partida entre o FC Famalicão e o FC Arouca a contar para...

Arquivo

Mais Vistos