Site icon Fama Rádio e Televisão

FC Porto x Sporting será o primeiro jogo a usar o novo “Cartão do Adepto”

Debate autárquicas 2021 - Famalicão

O jogo entre Sporting e FC Porto, no sábado, da quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol, vai ser o primeiro clássico em que o contestado cartão do adepto vai restringir o posicionamento de adeptos no estádio.

A portaria que implementou o cartão do adepto foi publicada em 26 de junho de 2020, mas o encerramento das bancadas ao público na época 2020/21, devido à pandemia de covid-19, adiou a sua efetividade.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Com a abertura dos recintos aos espetadores, agora a metade da capacidade, depois do arranque da temporada a um terço, começou a contestação a este novo dispositivo implementado pelo Governo, que visa permitir aos seus possuidores a presença nas zonas com condições especiais de acesso e permanência (ZCEAP), habitualmente ocupadas pelas claques dos clubes.

“O cartão do adepto tem como função permitir o acesso às ZCEAP e o usufruto de condições especiais de acesso e permanência, sendo uma decisão individual de cada adepto a adesão e sua utilização. A utilização de tarjas, bandeiras gigantes, megafones e instrumentos produtores de ruído, bem como outras condições especiais, habitualmente associadas à cultura dos grupos organizados de adeptos (também conhecidos como “claques”), nos espetáculos desportivos das competições profissionais e outros que sejam considerados de risco elevado, apenas são autorizadas nestas zonas”, esclareceu a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD).

No sábado, o campeão Sporting recebe o vice-campeão FC Porto, com quem partilha, juntamente com o Estoril Praia, o segundo lugar do campeonato, a dois pontos do líder Benfica, no Estádio José Alvalade, um recinto em que a bancada sul era habitualmente ocupada pelas claques ‘leoninas’ e tem estado vazia nos jogos já disputados.

“O adepto tem a opção de adquirir ingressos para zonas em que não é necessário o cartão do adepto, ou seja, para zonas que não a ZCEAP”, observou a APCVD.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version