Siga-nos nas redes

Desporto

Liga contente com aumento do público nos estádios nesta 1.ª Jornada

Publicado

em

 A taxa média de ocupação dos estádios nas nove partidas da jornada inaugural da edição 2023/24 da I Liga subiu praticamente 10% face a 2022/23, destaca Rui Caeiro, diretor executivo da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

“O adepto tem de estar no centro do futebol. Essa tem vindo a ser a política seguida pela LPFP e, de novo, é a nossa aposta forte para esta época. Obviamente, a competitividade da I Liga foi uma evidência nesta jornada e isso entusiasma os adeptos. Para nós, é uma nota muito positiva que esta temporada desportiva tenha iniciado tão bem, no sentido em que queremos sempre um campeonato competitivo”, reiterou à agência Lusa o dirigente.

Os recintos somaram uma média de assistências de 59,91%, que, em termos do histórico de aberturas da prova, foi a mais alta das últimas cinco épocas e a terceira melhor desde que há registo, num fim de semana em que, dos ‘grandes’, só o Sporting jogou em casa.

A LPFP relaciona esta subida de afluência com as campanhas de promoção ao regresso dos adeptos e das famílias aos estádios, que estão a ser desenvolvidas em sintonia com uma cadeia de hipermercados e permitem a venda de bilhetes a preços mais acessíveis.

“Esta parceria está a deixar-nos muito orgulhosos do seu resultado e insere-se na política de procurar trazer novos públicos, que tinham deixado de estar nos estádios e que agora podem lá estar. Estamos a criar condições para que isso seja possível. É um início muito auspicioso de uma época que acreditamos que terá sucesso nesta dimensão. A parceria deixa-nos esse sentimento de que temos estado no bom caminho”, observou Rui Caeiro.

A campanha, à qual o Vitória de Guimarães rejeitou aderir, disponibiliza mais de 200.000 bilhetes a partir desta época e até 2027, com os embates que incluem Benfica, FC Porto, Sporting de Braga ou Sporting e da final four da Taça da Liga a custarem 20 euros e as restantes partidas das I e da II Ligas a apresentarem o valor de cinco euros por ingresso.

“O período da pandemia [de covid-19] foi terrível para as sociedades desportivas, para o futebol e para a sociedade, mas cumpre-nos agora ultrapassar estes momentos e dar as condições aos adeptos. Estas políticas comerciais fazem parte de uma estratégia ampla, mas é fundamental que haja parceiros de grande dinamismo, qualidade e entrega, que comungam os nossos objetivos. Estamos certos de que isto irá ser um sucesso e vamos continuar a potenciar a marca LPFP e o futebol português”, apontou o diretor executivo.

Os indicadores de subida das assistências “também se aplicaram” à II Liga, cuja jornada inaugural termina apenas na quarta-feira, com a receção do recém-despromovido Santa Clara ao Torreense, levando, entre os dois escalões profissionais, 13 dos 16 clubes que jogaram como anfitriões a superarem as suas médias de espectadores da última época.

Vários estádios tiveram lotação esgotada ou muito perto disso, como foram os casos dos primodivisionários Sporting de Braga (63,3%), Sporting (73,6%), Boavista (77,9%), ao ter pela frente o campeão nacional Benfica, e Moreirense (92,2%), cujo regresso à elite foi apadrinhado pelo FC Porto, e dos ‘secundários’ Oliveirense (89,8%) e Nacional (76,9%).

“Estas políticas comerciais têm grande protagonismo pela sua capilaridade ao longo do território nacional. Estamos seguros de que estas taxas de presença vão crescer na I e II Ligas”, afiançou Rui Caeiro, sublinhando que a operação “correu muitíssimo bem e não houve problemas” entre adeptos nas zonas dos recintos abrangidas por esta campanha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 3 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 22 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 1 dia

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 2 dias

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 2 dias

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Arquivo

Mais Vistos