Siga-nos nas redes

Desporto

Riba d’Ave Hóquei Clube prepara a sua primeira participação na Taça da Europa

Publicado

em

O Riba d’Ave vai participar pela primeira vez na Taça da Europa de hóquei em patins e, mesmo ciente das “dificuldades”, parte para a ‘final a sete’, em Andorra, com o intuito de a vencer.

Inicialmente agendada para o final de abril, a fase decisiva da competição, que sucedeu à Taça CERS em 2018/19, vai decorrer entre sexta-feira e domingo, num formato a eliminar, e a equipa do concelho de Vila Nova de Famalicão diz-se “preparada e motivada para fazer história” e para mostrar que o “hóquei em patins português é o melhor”.

“Sabendo que é a primeira vez que o Riba d’Ave vai a uma competição europeia, estamos com ambição de ir lá discutir os três jogos. Queremos fazer os três jogos e ganhar”, afirma o capitão de equipa Nuno Pereira.

Antes de concluir a terceira época consecutiva pela equipa do vale do Ave, o hoquista de 25 anos espera repetir a participação europeia de 2017/18, então ao serviço do Valença, e menciona os dois triunfos de 2020/21 sobre o Benfica (5-4 e 2-0), na I Divisão portuguesa, para vincar que tudo pode acontecer quando os jogos são “finais”.

O Riba d’Ave inicia a participação na Taça da Europa às 12:00 de sexta-feira, diante do Caldes, adversário que concluiu a I Liga espanhola no terceiro lugar, e o jogador natural de Barcelos, formado no Óquei, adianta que os portugueses tencionam apostar no contra-ataque para lidarem com a pressão à “pista toda” e a força física dos espanhóis.

“A transição será o nosso maior segredo para esta prova. Depois, temos a nossa vontade, a nossa entrega e o espírito da vila de Riba d’Ave, que tem de estar presente”, salientou.

O treinador dos famalicenses, Raul Meca Lopes, vinca, por seu turno, que a equipa já definiu o “plano de jogo e a estratégia” para, na sexta-feira, se impor a uma formação catalã “muito competente”, com “jogadores de muita qualidade, “experientes nestas andanças”.

“Já identificámos o que é que podemos explorar e onde é que somos fortes. É nisso que estamos focados: ir lá, competir num contexto muito desafiante e pôr o nosso plano estratégico em prática”, diz.

Convencido de que o Riba d’Ave parte para a ‘final a sete’ com “muita responsabilidade”, enquanto único representante do país, o treinador diz acreditar numa “boa prestação” dos seus pupilos, que ajude a mitigar o 13.º lugar naquele que considera ser o “melhor campeonato do mundo”, sentenciando a descida à II Divisão.

“Não era o desfecho que queríamos e não foi o objetivo a que nos propusemos. Temos noção de que não cumprimos o principal objetivo, a manutenção na I Divisão, mas sentimos que, nesta competição, podemos dar alento e algum conforto aos adeptos. Nada vai substituir nada, obviamente”, perspetiva.

Sem competir desde 17 de abril, o Riba d’Ave aproveitou a ‘pausa’ de dois meses para “identificar as coisas que correram menos bem durante a época” e para elevar os “níveis físicos a estados ótimos”, acrescenta Raul Meca Lopes.

Apesar do plantel estar “bem fisicamente” e de ter “idades baixas”, o que leva a uma “recuperação muito mais rápida” de jogo para jogo, o treinador realça também a importância do “fator mental”.

“O fator mental é crucial. Se ganharmos, estejamos cansados ou não, vamos estar muito preparados para o segundo jogo”, detalha.

Se vencer o Caldes, o Riba d’Ave defronta, numa das meias-finais de sábado, o vencedor do jogo entre o Igualada (Espanha) e o Sarzano (Itália), enquanto a outra semifinal vai opor o Lleida, vencedor das duas primeiras edições da Taça da Europa, isento dos quartos de final, e o vencedor do duelo catalão entre o Calafell e o Girona. A final está agendada para domingo.

Disputada desde 1980/81, primeiro como Taça CERS, a competição já teve vencedores portugueses por 12 ocasiões: o Sesimbra, logo na primeira época, o Sporting (1983/84 e 2014/15), o Benfica (1990/91 e 2010/11), o FC Porto (1993/94 e 1995/96), o Óquei de Barcelos (1994/95, 2015/16 e 2016/17), a Oliveirense (1996/97) e o Paço d’Arcos (1999/00).

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 7 horas

Elemento da Cruz Vermelha da Maia agredido brutalmente por grupo de 10 pessoas enquanto socorria uma vítima

Um operacional do núcleo da Cruz Vermelha, da Maia, foi brutalmente agredido por um grupo de pessoas, no decorrer de...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão espera “mínimas” de 3 graus e sol esta quarta-feira

Famalicão espera uma quarta-feira de sol, sem qualquer previsão de chuva e com temperaturas mais habituais do inverno, de acordo...

Desportohá 9 horas

Hugo Oliveira é o novo treinador do FC Famalicão e garantiu estar preparado

Hugo Oliveira foi o escolhido pelo FC Famalicão SAD para liderar a equipa principal do clube. O técnico disse, na...

Entretenimentohá 10 horas

À Conversa Com Sofia Machado

Esta semana, temos o prazer de receber Sofia Machado, a talentosa cantora de Famalicão, que conquistou o público com a...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Em 2026 o Centro de Atletismo será uma realidade

Foi assinado esta terça-feira o auto de consignação da obra, o equipamento vai nascer num terreno com cerca de 30...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão: Hugo Oliveira pronto para assumir o comando técnico do emblema

Hugo Oliveira foi hoje apresentado como o novo treinador da equipa do Famalicão, oitava classificada da I Liga portuguesa de...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Homem de 44 anos detido pela PSP após recusar submeter-se ao teste de álcool

A Polícia de Segurança Pública procedeu à detenção de um homem de 44, este domingo, pelo crime de desobediência. Tudo...

Famalicãohá 12 horas

Bombeiros Voluntários Famalicenses celebram a sua Festa de Natal 2024 este sábado

Este sábado, realiza-se a Festa de Natal dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, momento que irá reunir a “Família Guita” para uma...

Desportohá 12 horas

Famalicenses João Pedro Sousa e Tiago Silva sagram-se vice-campeões do Campeonato Start Norte de Ralis

A dupla famalicense composta pelo piloto João Pedro Sousa e Tiago Silva terminou agora a sua temporada 2024, um momento...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Habitantes de Nine já têm ao seu dispor um novo Espaço Cidadão

Os habitantes da freguesia de Nine, em Famalicão, têm ao seu dispor um novo Espaço Cidadão, que foi inaugurado na...

Arquivo

Mais Vistos