A seleção portuguesa sub-21 procura, esta quinta-feira, a sua terceira presença na final de um Campeonato da Europa do escalão.
A equipa de Rui Jorge eliminou a Itália nos quartos de final, por 5-3, mas apenas depois de prolongamento. Pela frente na meia-final estará a seleção da Espanha, que atirou a Croácia para fora do torneio.
Portugal pode chegar à final pela terceira vez, mas nunca venceu o torneio, tendo sido finalista vencido em 2015 e 1994.
O selecionador Rui Jorge admite que está “muito expectante” para o jogo, mas aponta à qualificação para a final: “Temos marcado em todos os jogos desde 2016. A nossa forma de jogar e a qualidade dos nossos jogadores a isso nos leva. Vai ser interessante perceber como as equipas se vão encontrar e bater num jogo com certeza bom de ver”.
Já o selecionador espanhol deixou grandes elogios à equipa portuguesa: “Portugal é uma grande equipa, tem muito boas individualidades em todos os seus setores e trabalha em conjunto. É impossível não sofrer num jogo deste calibre, mas estamos convencidos das nossas forças”.
Portugal deverá a linhar de início com Diogo Costa, Tomás Tavares, Diogo Queirós, Diogo Leite, Diogo Dalot, Florentino Luís, Vitinha, Fábio Vieira, Tiago Tomás, Jota e Dany Mota.
O Portugal-Espanha arranca nesta quinta-feira, às 17h00, na Eslovénia, um jogo que terá arbitragem do sueco Glenn Nyberg. Holanda e Alemanha disputam a outra meia-final. A grande final está marcada para domingo, às 20h00, em Ljubljana.