Mariana Silva, candidata ao título de Mestre e atual Campeã Nacional feminina, renovou com sucesso o seu título num torneio muito disputado realizado no Complexo Desportivo de Vale de São Cosme, em Vila Nova de Famalicão. Apesar da forte concorrência de 23 outras jogadoras, Mariana emergiu vitoriosa com cinco pontos após seis rondas, empatando com a sua irmã e companheira de equipa Inês Silva. Contudo, a pontuação de desempate superior de Mariana permitiu-lhe manter a sua coroa. Este é o terceiro título nacional de Mariana, tendo anteriormente vencido em 2019, 2022 e 2023.
A participação recente das irmãs Silva no Campeonato Europeu realizado em Montenegro parece ter reforçado a sua competitividade.
A jovem Sub-14 Marta Almeida (CX Colégio Português) alcançou a terceira posição, fechando o pódio absoluto com 4,5 pontos, após um torneio de elevada qualidade, no qual apenas foi vencida pela campeã, superando significativamente as expectativas iniciais, pois era a sétima na partida.
Na sexta e última ronda, Mariana Silva venceu a experiente Sara Monteiro (ADRC Mata de Benfica), enquanto a Mestre FIDE feminina Inês Silva derrotou Camila Avelino (ADRC Mata de Benfica), num jogo que tinha implicações no resultado final, uma vez que Camila também tinha 4 pontos na entrada para a sexta ronda. Como resultado, teve de se contentar com o quarto lugar final (no ano passado tinha sido segunda), à frente de outra jovem muito promissora, Sofia Valente (Xadrez Efanor), que foi quinta classificada, após um torneio sem derrotas (duas vitórias e quatro empates).
O CX A2D foi representado por mais uma jovem atleta Sub-12, Irina Oliveira, que se classificou em 23º lugar (1 ponto) e deixou boas indicações para o futuro, nesta que foi a sua estreia em provas federadas.