Siga-nos nas redes

Braga

AF Braga: Guarda-redes acusado de agredir árbitro nas Taipas suspenso por 16 meses

Publicado

em

 O Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Braga suspendeu por 16 meses o guarda-redes Marco Pinto, acusado de agredir o árbitro Ricardo Ferreira no jogo Caçadores das Taipas–Arões, realizado em 23 de março.

Decidida na reunião de quarta-feira e divulgada hoje em comunicado, a pena respeita aos desacatos verificados no minuto 70 do desafio da 24.ª jornada da Série B da Divisão de Honra da Associação de Futebol (AF) de Braga.

O guardião do Caçadores das Taipas agrediu um jogador do Arões, viu o cartão vermelho direto e dirigiu-se ao árbitro principal, estendendo o braço com o punho fechado na direção do rosto do ‘juiz’, segundo registos em vídeo a que a Lusa então acedeu.

O trio de arbitragem, formado ainda pelos assistentes Daniel Vale e André Duarte, recolheu ao balneário logo de seguida e deu por terminado o encontro realizado no Campo do Montinho, na vila de Caldas das Taipas, concelho de Guimarães, quando o Arões, formação do concelho de Fafe, vencia por 1-0.

Como o Conselho de Disciplina da AF Braga aplicou suspensão preventiva, o antigo internacional sub-19 e sub-20 por Portugal começou a cumprir em 24 de março uma pena que se estende até julho de 2026.

O órgão puniu ainda o Caçadores das Taipas com uma derrota por 3−0 no encontro com o Arões, com a interdição do Campo do Montinho por um jogo, a ser cumprida na 29.ª e penúltima ronda do campeonato, frente ao São Cristóvão, no fim de semana de 03 e 04 de maio, e uma multa de 100 euros.

Na sequência do episódio, o Conselho de Arbitragem da AF Braga manifestou o “mais profundo repúdio pela inaceitável e vergonhosa agressão sofrida pelo árbitro Ricardo Ferreira”, a quem demonstrou “total solidariedade”.

Já o Núcleo de Árbitros de Futebol do Cávado, sediado em Amares, ao qual pertence o árbitro do Caçadores das Taipas−Arões, também manifestou repúdio pelo episódio e exigiu presença obrigatória de policiamento nos encontros de seniores e de juniores da AF Braga, além do reforço dos assistentes de recinto desportivo.

O centenário clube vimaranense, fundado em 1923, suspendeu então o futebolista de 37 anos e pediu desculpas ao trio de arbitragem e ao Arões, “um digno adversário”.

Numa nota publicada na rede social Facebook em 24 de março, Marco Pinto rejeitou a agressão, apesar de reconhecer que partiu em direção ao árbitro com “a intenção de o intimidar” e que houve “tentativa de agressão”.

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou, em 24 de março, ter enviado para o Ministério Público “toda a informação compilada que se afigure útil para a prossecução da justiça, atendendo à competência das autoridades judiciárias para a investigação de matéria criminal”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 28 minutos

Norte: Suspeitos de furto detidos com mais de 380 artigos contrafeitos em Lousada

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Felgueiras, constituiu arguidos...

Famalicãohá 52 minutos

Famalicão: Piloto de 6 anos de Delães disputou a sua primeira prova oficial

Afonso Tomás, um menino de 6 anos, natural da freguesia de Delães, no concelho de Famalicão, disputou no passado fim...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Mário Passos acompanha obras em curso na freguesia de Mogege

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, prosseguiu o roteiro “Presidência de Proximidade” com uma visita à freguesia de Mogege...

Barceloshá 2 horas

Barcelos: Jovem de 19 anos gravemente ferido após queda de 9 metros

Um rapaz de 19 anos ficou gravemente ferido, na noite desta quinta-feira, na sequência da queda do 3.º andar de...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: Óscar Aranda é o melhor marcador do plantel e também o jogador mais utilizado

Terminada a época desportiva de 2024/2025, o FC Famalicão faz contas ao percurso efetuado nesta fase, destacando alguns dos jogadores...

Paíshá 3 horas

Portugal com níveis elevados radiação ultravioleta nos próximos dias

Portugal continental, Madeira e Açores enfrentam, hoje e durante o fim de semana, níveis de risco elevado a muito elevado...

Economiahá 3 horas

Preço da gasolina e gasóleo vão descer na segunda-feira

Depois de uma semana em que registamos aumentos no preço dos combustíveis na ordem dos 3 cêntimos, o preço da...

Póvoa de Varzimhá 16 horas

São Pedro da Póvoa de Varzim promete duas 2 semanas de animação diária

 A Câmara da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, vai investir, este ano, mais de 500 mil euros na...

Paíshá 17 horas

Portugal espera concentração elevada de pólen na atmosfera a partir desta sexta-feira

Segundo o Boletim Polínico divulgado hoje pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), a concentração de pólen na...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Coindu justifica lay-off de 237 trabalhadores: “Situação de crise” grave

A Coindu justificou a sua decisão de avançar com o despedimento coletivo de 123 trabalhadores e o ‘lay-off’ de 237...

Arquivo

Mais Vistos