A Escola Profissional Cior, de Famalicão, participou em mais uma edição da RoboParty, maior evento nacional ligado à robótica, organizada pelo Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho, em Guimarães.
A Cior fez-se representar, nesta 15ª edição, que decorreu de quinta-feira a sábado, por quatro equipas constituídas por alunos do 10º ano do curso de Eletrónica, Automação e Comando.
Aspeto relevante foi o facto de duas das equipas integrarem maioritariamente um grupo de alunos da Escola D. Maria II, de Gavião, no seguimento dos workshops de introdução à soldadura realizados nesta escola no âmbito de um protocolo de cooperação/parceria existente entre os dois estabelecimentos de ensino famalicenses.
“A CIOR é uma presença habitual neste grande encontro onde os nossos alunos, de forma divertida, mas extremamente pedagógica, aprendem a construir o seu próprio robô, aplicando conhecimentos de eletrónica, programação e mecânica”, afirma Pedro Veloso, diretor de curso, em nota enviada à imprensa, que valoriza ainda as “boas práticas do trabalho de equipa e colaborativo como processos de aprendizagem”.
Esta edição contou com a presença de 100 equipas provenientes de todo o país com um programa estimulante para o conhecimento, tecnologia, inovação e empreendedorismo, onde, para além dos desafios, não faltaram momentos de convívio e de animação durante três dias e duas noites.