Desporto
Irmãs famalicenses Mariana e Inês Silva em destaque no Campeonato Europeu Feminino de xadrez
As irmãs Mariana e Inês Silva, ambas da Associação Académica do Clube de Xadrez Didáxis e representantes de Portugal no Campeonato Europeu Feminino, tiveram um desempenho destacado no evento que decorreu em Petrovac (Montenegro) entre os dias 17 e 29 de março. Este campeonato reuniu 136 jogadoras provenientes de 34 países.
Na última jornada do Europeu, Mariana Silva, atual campeã nacional, superou a jogadora ucraniana Maritsa Tsirulnik, o que foi um ótimo resultado, tendo em conta a diferença de classificação Elo entre as duas (1920 para 2121). Já Ana Inês Silva, com uma classificação Elo de 1792 pontos e detentora do título de Mestre FIDE feminina, enfrentou uma jogadora com uma classificação Elo superior, desta vez empatando com a Mestre Internacional grega Ioulia Makka (1949).
Mariana Silva encerrou o Europeu com 4,5 pontos e uma performance que correspondeu exatamente à sua classificação Elo atual (1920). Partindo como a cabeça de série número 116, Mariana terminou a competição empatada no 94.º lugar, um resultado bastante satisfatório.
Ana Inês Silva somou 4 pontos e terminou o torneio empatada no 111.º lugar. Tal como a sua irmã, Inês superou a sua classificação inicial (era a número 125), mas o destaque foi a excelente performance de 1978, que lhe permitiu obter 44,6 pontos para a sua classificação Elo.
A vencedora do torneio e nova campeã europeia foi a Mestre Internacional absoluta Meri Arabidze (Geórgia), com 8,5 pontos. As polacas Mestres Internacionais absolutas Oliwia Kiolbasa e Aleksandra Maltsevskaya completaram o pódio, terminando em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.
No final do evento, todos concordaram que esta participação foi uma experiência positiva e enriquecedora em competições internacionais ao mais alto nível. O Clube de Xadrez A2D gostaria de agradecer sinceramente à Associação Académica da Didáxis, à Cooperativa de Ensino Didáxis e à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pelo patrocínio às jogadoras famalicenses, bem como ao apoio prestado pela Federação Portuguesa de Xadrez.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Junta de Ribeirão avança com a construção da Rua do Xisto
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Colisão em Fradelos faz um ferido
-
Paíshá 5 dias
Liga Portuguesa Contra o Cancro inicia hoje o seu peditório nacional
-
Paíshá 3 dias
Segundo prémio do Euromilhões ‘voa’ para Portugal